segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia da Bíblia fecha de forma solene a "Jornada de Fé" dos Catequistas


Hoje, Dia da Bíblia, aconteceram momentos marcantes na vida dos catequistas do Brasil e do mundo inteiro.

No Vaticano, reuniram-se mais de 100 mil pessoas, de varias partes do mundo, inclusive do Brasil, na Praça S. Pedro, para participarem da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco por ocasião da conclusão do Congresso Internacional da Catequese e da Jornada dos Catequistas – Dia dos Catequista no Vaticano.
 
 

 Ao mesmo tempo, aqui no Brasil, aconteceu a “Jornada de Fé”, reunindo milhares  de catequistas, padres, diáconos, seminaristas e religiosos do Regional Sul 1 da CNBB no Santuário Nacional de Aparecida.
 


     A missa, presidida pelo bispo  Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, contou com representantes das 41 dioceses e arquidioceses do Regional Sul 1 da CNBB. Presença marcante da Diocese de Santos.


 
 O evento foi a oportunidade para o Papa Franscico reforçar a importância do catequista e do evangelizador dentro da Igreja, sem os quais a fé não se transmite.
No Vaticano, O Papa falou sobre a “memória de Deus”. Sem esta memória, disse ele, tudo se nivela pelo ‘eu’, pelo meu bem-estar.


A vida, o mundo, os outros perdem consistência, não contam, tudo se reduz a uma única dimensão: o ter. Se perdemos a memória de Deus, também nós mesmos perdemos consistência, também nós nos esvaziamos, perdemos o nosso rosto! Quem corre atrás do nada, torna-se ele próprio nulidade – diz o profeta Jeremias. Somos feitos à imagem e semelhança de Deus, não das coisas, nem dos ídolos.



Eis então que o catequista é o guardião desta memória:

É aquele que guarda e alimenta a memória de Deus; guarda-a em si mesmo e sabe despertá-la nos outros. Como a Virgem Maria, não pensa nas honras, no prestígio, nas riquezas, não se fecha em si mesmo. O catequista é precisamente um cristão que põe a memória ao serviço do anúncio; não para se exibir, nem para falar de si, mas para falar de Deus, do seu amor, da sua fidelidade.


Para o Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Steiner, essas palavras do Santo Padre recordam que quem faz catequese não exerce uma função dentro da Igreja. É muito mais do que isso, é uma vocação.

Clique acima para ouvir a reportagem completa.





Assista aqui o Video da "Jornada da Fé "
dos Catequistas no
Santuário de Aparecida   









                                                                                                                  
 
 
                                  Veja o vídeo do Envio das Catequistas                     
 
                                                          
                                                                   



fontes: vídeos e fotos;
            http://pt.radiovaticana.va/news/2013/10/01/catequista,_guardião_da_memória_de_deus/bra-733325
            Manoá Xavier Diácono da Diocese de Limeira, SP blog.
            Nanda Damaceno e Maria Do Socorro
            Kátia Esteves    
 
 
 

Nenhum comentário: