domingo, 8 de setembro de 2013

Artigo Pe.Luís Gonzaga - Setembro 2013



 O Catequista e o “Paizinho” de  Jesus:
 

Todo evangelizador e catequista tem consciência que sua grande missão é a de ajudar as pessoas a terem aquele encontro marcante e significativo com o Deus verdadeiro, aquele Deus que somente Jesus conheceu e que fez questão de nos mostrar através de seus ensinamentos, mas principalmente através de seu jeito de viver.
Jesus ensinava incansavelmente que Deus está sempre próximo de todas as pessoas e tem por elas um profundo amor misericordioso, que somente quem criou, deu a vida, com o devido carinho e dedicação é capaz de sentir. Por isso mesmo é que Jesus sempre se referia a esse Deus com aquela intimidade de quem reconhece que ele só pode ser um verdadeiro “Paizinho”!
Estar em sintonia com esse “Paizinho” foi um aspecto fundamental na vida de Jesus, pois tudo o que vivia e anunciava tinha sentido somente graças à fidelidade ao plano de amor desse Deus verdadeiro, que é o Pai de Bondade de todas as pessoas e criador de toda a existência. Assim, com o respeitoso e devido amor filiar, Jesus procurava transmitir quem era esse “Paizinho” através de seu jeito de amar, acolher, perdoar, animando sempre as pessoas a viverem a vida da melhor forma...
Hoje, cabe a nós, evangelizadores e catequistas, levar o catequizando a acolher Jesus Cristo em sua vida para, assim, colocá-lo naquela necessária sintonia com o Deus-“Paizinho” de Jesus, que é o verdadeiro Pai de todos!
Com certeza na época de Jesus nem todos os pais viviam do jeito certo e ideal os compromissos próprios da paternidade, mesmo assim Jesus não ficou com medo de ser mal interpretado ou rejeitado. De fato, sua principal preocupação era a de ele mesmo, em primeira pessoa, viver como filho que tem alegria de mostrar a todos quem é o verdadeiro Pai que dá a vida e quer que todos a tenham plenamente. Jesus agia do mesmo jeito que o Pai e por isso tinha a autoridade necessária para falar dele: quem via Jesus, via o Pai!
Quanto melhor o catequista viver sua relação filial com esse “Paizinho”, tanto mais conseguirá transmiti-lo a qualquer pessoa, não importando a experiência, muitas vezes negativas, que alguns têm de seus pais biológicos. Um grande desafio na missão evangelizadora e catequética é a de não ficar esperando que os outros tenham as atitudes boas que queremos, mas que a vivamos, com convicção, em primeira pessoa.
Por ocasião do Ano da Fé, está prevista para acontecer no Vaticano no domingo, dia 29 de setembro, a Jornada Mundial dos Catequistas com uma grande celebração presidida pelo Papa Francisco. Neste mesmo dia, a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, à qual pertenço, estará comemorando os 421 anos de existência. Entre outras coisas, no dia em que fundava essa família religiosa, que tem a missão de trabalhar com a catequese, o Bem-aventurado César de Bus, Padroeiro dos Catequistas, dizia com grande convicção: “É preciso que em nós tudo catequize, que o nosso comportamento seja tal a ponto de se tornar por si mesmo um catecismo vivo.”.

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No final de semana do 24º domingo do Tempo Comum o evangelho será: Lc 15,11-32. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Quantas são as pessoas que aparecem nessa parábola e quem é a personagem principal? Quais atitudes do Pai com o filho mais novo? Quais atitudes do Pai com o filho mais velho? Qual atitude do Pai que mais me surpreendeu? Quais atitudes desse Pai devo colocar em prática em minha vida?



AGENDA
Jornada dos Catequistas: organizada pela Comissão AB-C do Regional Sul 1, em sintonia com o Encontro dos Catequistas por ocasião do Ano na Fé no Vaticano:
Domingo, 29 de setembro em Aparecida. Vamos participar!
Retiro de Catequistas: está sendo realizado pela Comissão Diocesana em cada Região de Pastoral da Diocese, num domingo, com acolhida às 8h e término às 17h.
06 de outubro = Cubatão.
20 de outubro = Centro I, Centro II e Orla: em Santos.
Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 


Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: