sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Catequistas de todo o mundo se reunirão em Roma para o Ano da Fé - 2013


O evento acontecerá de 26 a 29 de setembro. Papa Francisco dará uma catequese durante o encontro

O Ano da Fé está em curso e em Roma, o próximo evento será o Dia dos Catequistas, que acontecerá de 28 a 29 de setembro e será precedido pelo Congresso Internacional de Catequistas, de 26 a 28. Para falar mais sobre o encontro, o arcebispo Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, anunciou hoje a iniciativa durante uma conferência de imprensa na Sala de Imprensa do Vaticano.

Até hoje, já confirmaram presença104 delegações e 1600 representantes de 50 países dos cinco continentes e está previsto a presença de cerca de 100.000 pessoas.

Monsenhor Fisichella explicou que "em um período de fragmentação cultural profunda, o Congresso pretende propor alguns caminhos para a unidade na formação de catequistas no desejo de oferecer à comunidade cristã um novo impulso dinâmico para a redescoberta da riqueza da fé e seu valor inegável, e para dar sentido à vida pessoal". Mons. Fisichella também destacou que "o catequista é testemunho de fé”.

Estarão presentes relatores de vários centros acadêmicos e um momento especial será a catequese do Papa Francisco na sexta-feira à tarde.

Durante o encontro com os jornalistas foi apresentado também um aplicativo sobre o novo Catecismo da Igreja Católica para tablet e smarthphone. Dentro de algumas semanas, o aplicativo estará disponível gratuitamente para download.

Monsenhor Fisichella lembrou que entre as competências do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, “que desde sua criação teve a função, dentre outras coisas, de promover o Catecismo, acrescentou-se recentemente também a jurisdição sobre toda a catequese”.

O evento terá inicio dia 25 de setembro e será dedicado ao Conselho Internacional para a Catequese. A tarefa deste Conselho é estudar as questões mais importantes da catequese para promover uma unidade de serviço para as Conferências Episcopais e permitir a troca de experiências entre os catequistas. Em seguida, de 26 a 28 de setembro, será celebrado o Congresso Internacional de Catequistas, na Sala Paulo VI. Os temas que serão desenvolvidos farão referência à primeira parte do Catecismo da Igreja Católica cujo tema é a fé.

A Jornada dos Catequistas será a última etapa do evento, no sábado 28 e domingo 29. Como todas as peregrinações organizadas pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização no Ano da Fé, o evento contará com tradicional visita ao túmulo de Pedro, e uma catequese unida ao momento da celebração do sacramento da reconciliação e da adoração eucarística.

Contará ainda com a catequese de 14 bispos para os diferentes idiomas, entre eles o cardeal Bagnasco, Cardeal Ricard, cardeal O'Brien, cardeal Braz de Aviz e o cardeal Martínez Sistach. Para encerrar o encontro, no domingo, o Santo Padre celebrará a Santa Missa na Praça de São Pedro.

Fonte : Roma, 19 de Setembro de 2013 (Zenit.org) Rocio LanchoGarcía

Nenhum comentário: