domingo, 29 de setembro de 2013

CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE - CRÔNICA 03


Roma, 28 de Setembro de 2013

Queridos amigos e amigas da Catequese

Hoje o nosso dia teve início com a celebração da Eucaristia na Basílica de São Pedro presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella nesta celebração fizemos nossa profissão de fé em comunhão com toda Igreja diante da Cátedra de Pedro.

A última conferência realizada por Dom Javier Salinas Viñals bispo de Mallorca e membro do  Conselho Internacional da Catequese (Espanha), com o tema: A Diaconia da verdade como expressão da comunidade Eclesial. Sua fala inicial foi aplaudida com entusiasmo por todos  ao afirmar: “os catequistas são a expressão da missão da maternidade da Igreja.”

A busca e a crise da verdade: a expressão da verdade na sociedade marcada pelo relativismo.

A Diaconia da verdade: Os elementos fundamentais desta questão na ação eclesial:

1-   A revelação fundamento da diaconia da verdade;

2-   Cristo primazia e revelador da verdade, a verdade não é uma idéia, mas é uma Pessoa;

3-   A fé como aceitação da verdade, a consciência da fé: Crer  não é uma opinião, nem um sentimento.

A tradição como transmissão da verdade revelada. A verdade da fé está unida no caminho da Igreja na história.

1-   A necessidade de uma linguagem para a transmissão da verdade. A Igreja nossa mãe ensina a linguagem da fé;

2-   O CIC a serviço da verdade. É uma regra segura para o ensino da fé;

3-   A dimensão salvífica da diaconia da verdade. Por Cristo e em Cristo se ilumina o mistério do homem.

Os desafios para a diaconia da verdade:

1-   Subjetivismos, relativismo, pluralismo, incerteza e dúvida. Acentua a dimensão verdade da fé e seu realismo;

2-   Fragmentação e individualismo. Emergência na história, na tradição e na vida da Igreja;

3-   Desafios no confronto da tradição e concepção da verdade como fruto de uma elaboração unicamente humana. O primado da verdade;

4-   Relevância pessoal e social da verdade. O evento de Cristo junto com o testemunho do crente, ilumina, inspira e inquieta.

O catequista como testemunha da verdade. O testemunho de vida é uma condição essencial para o serviço da verdade. A Igreja afirma o direito de servir o homem na sua totalidade, dizendo-lhe o que Deus revelou sobre o homem e sua realização, e ela deseja tornar presente aquele patrimônio imaterial, sem o qual a sociedade se desintegra, as cidades seriam arrasadas por seus próprios muros, abismos e barreiras. A Igreja tem o direito e o dever de manter acesa a chama da liberdade e da unidade do homem. (Papa Francisco aos bispos do Brasil)

Logo após o secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Octávio fez um breve resgate dos dias de congresso como síntese.

No fechamento do dia nos animou a fala de Dom Rino, lembrando as palavras de Paulo VI quando estava elaborando a Envangelii Nuntiandi “quando for necessário, a Igreja deve instituir novos ministérios”, e afirmou: A catequese é um genuíno ministério na Igreja, o catequista exerce este ministério em nome da Igreja.

À tarde os catequistas foram convidados para a Peregrinação ao tumulo de São Pedro. Aconteceu em várias Igrejas da cidade de Roma momentos de catequese por grupos linguísticos.

Amanhã dia 29 teremos a missão de encerramento com o Santo Padre às 10h30.

Com nossos abraços catequéticos.

Pe. Eduardo Calandro

Pe. Jordélio Siles Ledo, css

 

 

               Catequistas realizam ‘Jornada da Fé’ no Santuário Nacional

Parte inferior do formulário



Catequistas do Regional Sul 1 da CNBB preparam para este domingo (29) a 'Jornada da Fé', que será realizada no Santuário Nacional de Aparecida. Cerca de 1.000 participantes são esperados para a Santa Missa das 10h00, que será presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional, Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo da Diocese de Limeira (SP).

Em sua carta-convite, Dom Vilson fala sobre o tema da Romaria ‘Catequistas com Maria em Aparecida, a Estrela da Nova Evangelização’: “Vamos confiar à Mãe do Senhor a vida e a missão de todos(as) catequistas que se empenham no anúncio da Boa Nova e no discipulado de Jesus Cristo”.

Após a celebração, os catequistas se reunirão em assembleia na Tribuna Papa Bento XVI, para momento de motivação e envio, até as 13h30. “Contamos com a colaboração e incentivo de todos os bispos para que as dioceses sejam representadas pela presença e alegria de nossos catequistas. Animem suas equipes diocesanas na organização de caravanas para este evento”, solicitou o bispo.

Ao final da carta, Dom Vilson pediu orações à Padroeira do Brasil: “Peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, grande catequista e missionária, por toda a nossa Igreja e por todo o povo brasileiro. Que Deus abençoe e frutifique sempre o seu ministério episcopal. Unidos no Cristo Senhor”.
 
Comissão AB-C Diocese de Santos

 

Nenhum comentário: