domingo, 9 de julho de 2017

CÍRCULOS BÍBLICOS Nº 03 - DIOCESE DE SANTOS - SP

“Iniciação à Vida Cristã”, que está contemplada no Programa 2 – Igreja, Casa da Iniciação à Vida Cristã – do nosso Plano Diocesano de Evangelização, e uma celebração de encerramento. 

A proposta é que os Círculos Bíblicos contribuam para uma maior aproximação dos leigos com a Palavra de Deus em toda a nossa Diocese e ajudem a criar um ambiente propício na sua Paróquia para realizar a Assembleia Paroquial. Portanto, organize sua agenda para que os Círculos sejam feitos antes da realização da Assembleia Paroquial. 

Quem deve fazer os Círculos Bíblicos? Todos devem fazer os Círculos Bíblicos. 

O maior número possível de pessoas devem se reunir e fazer os Círculos Bíblicos: Ministros Extraordinários da Eucaristia, Catequistas, Juventude, Equipes de Nossa Senhora, Pastoral Familiar, Novas Comunidades, enfim, todas as pastorais, serviços, movimentos... Todos os grupos que se reúnem em nossa paróquias devem fazer os Círculos Bíblicos.


APRESENTAÇÃO 

Em clima de oração e discernimento, vamos nos preparar para as Assembleias Paroquiais e Diocesana. Mas não queremos somente realizar um bom planejamento, mas crescermos no caminho de conversão pessoal e pastoral, para sermos uma Igreja mais missionária, acolhedora e misericordiosa. A Igreja existe para evangelizar. O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium (sobre a Evangelização no mundo atual), nos inidica uma direção para onde devemos caminhar: “Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar este chamado: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). A tarefa é desafiadora, mas o Papa também nos diz que a Igreja “em saída” é a comunidade de discípulos missionários que experimentou a “alegria do Evangelho”. Por isso, está capacitada para agir sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos (cf. EG 24).

É o que estamos buscando: um caminho de construção do plano de evangelização para nossa Diocese de Santos, de acordo com o Objetivo Geral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: 

“EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”. 

Os Círculos Bíblicos nos ajudarão neste caminho, em clima de escuta da Palavra de Deus, de oração, de partilha comunitária. Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de nossa Diocese, com sua presença amorosa e sua intercessão, nos ajude a sermos comunidades evangelizadoras com muito ardor e fé.



Dom Tarcísio Scaramussa, SDB Bispo de Santos Julho de 2017

Nenhum comentário: