domingo, 12 de abril de 2015

Artigo Pe. Luís Gonzaga Bolinelli - Abril de 2015



Evangelizar como o Bom Pastor Jesus

O jeito novo de agir e cuidar das pessoas mostra que Jesus acolhia o povo em geral e principalmente os mais pobres e excluídos, como um verdadeiro Bom Pastor, que é capaz de dar sua vida em benefício de suas ovelhas. Como é bom e reconfortante reconhecer essa verdade em nossa vida. Assim temos a certeza de sempre estarmos bem cuidados nas mãos deste Deus que tem esse amor tão grande por nós. Isso, porém, não nos dá o direito de sermos ovelhas acomodadas que vivem tranquilamente em seus cantinhos, somente esperando o que seu pastor irá lhes proporcionar de bom. Afinal, desde o Batismo, cada um de nós assume a missão de ser discípulo missionário de Jesus, isto é, ser seu fiel seguidor, conhecendo e vivendo como ele viveu, e também ser um grande anunciador dessa verdade a quem ainda não a conhece.
É importante que essa reconfortante experiência de se sentir amado e cuidado por Jesus nos impulsione a amar e cuidar também de nossos irmãos, principalmente dos mais necessitados. É esse amor e cuidado que justifica a necessidade de evangelizar e catequizar quem ainda não teve a oportunidade de perceber a ação do Bom Pastor Jesus em sua vida. Assim a evangelização e a catequese vão além das palavras bonitas, para se tornarem encontros de experiências vitais com nossos catequizandos.
Cada um de nós enquanto batizados, é convocado a ser Bom Pastor, mas um destaque especial merece a pessoa do Bispo Diocesano. Aqui na Diocese de Santos estamos vivendo um momento especial no qual contamos com a presença de dois Bispos. Em primeiro lugar temos Dom Jacyr Francisco Braido, que neste mês está completando 75 anos de idade e 20 anos de Bispo, em total doação às ovelhas da baixada santista. Mais recentemente veio para nós o Bispo Coadjutor Dom Tarcisio Scaramussa, que neste mês completa 7 anos de serviço episcopal e já vai assumindo sua missão de Bom Pastor, também para esse seu novo rebanho.
Como é bom sabermos que ambos demonstram um carinho e interesse especial por todo o trabalho de evangelização e catequese que vem acontecendo na Diocese! Em fevereiro, no início da Quaresma, nós da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética fomos apresentar-lhes a previsão dos trabalhos a serem realizados em 2015. Com grande interesse demonstraram-se desejosos que essas atividades aconteçam da melhor forma em toda a Diocese de Santos. Na reunião com Dom Jacyr, foi muito marcante a preocupação que ele manifestou pelos catequistas das Capelas/Comunidades mais distantes do centro das Paróquias, desejando que também eles sejam acompanhados, valorizados e incentivados em seus trabalhos. Antes de sairmos, Dom Jacyr fez questão que rezássemos diante de um quadro de Jesus Bom Pastor, que tem em sua sala; evidenciou a necessidade de estarmos sempre em profunda comunhão e reforçou que todo trabalho de evangelização e catequese deve ser realizado seguindo o modelo do Bom Pastor Jesus. Ao final, deu sua bênção a nós e a todos os catequistas da diocese, fazendo explícita menção aos que, como ovelhas dedicadas, trabalham nas distantes Capelas/Comunidades das mais diversas Paróquias da Diocese de Santos.
Que Jesus, o Bom Pastor, Abençoe sempre mais nossos Bispos e todos os que assumem a missão de evangelizar e catequizar!

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 4º Domingo do Tempo da Páscoa celebramos Jesus Bom Pastor e nesse ano refletimos sobre o seguinte texto bíblico: Jo 10,11-18. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Em que sentido Jesus é o Pastor de minha vida? Eu me sinto parte do rebanho de Jesus ou prefiro me isolar no meu mundo? Em que sentido posso ser Bom Pastor enquanto catequista ou evangelizador? Quem reconheço como Pastores constituídos de nossa Igreja e como me relaciono com eles?

AGENDA
 Encontro de Formação de Catequistas:
Abril:

                 13 – São Vicente: na Reitoria do Amparo; às 19:30h.
17 – Itanhaém
23 – Santos/Centro I e II: na Par. Imac. Coração de Maria; às    19:30h
      27 – Guarujá: na Par. N. Sra. Graças em Vicente de Carvalho; às 19:30h

Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

            Facebook: www.facebook.com/abcsantos
           E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: