No
Domingo, às 10 horas, após a reunião de cada Regional para prever sua
ação após o Seminário, realizou-se a Celebração Eucarística com o rito
do envio dos participantes aos seus Regionais, para que, impulsionados
pelo novo alento que o Seminário deu, possam retornar sua caminhada na
Iniciação à Vida Cristã com renovado ardor e esperança.
Durante
a missa, depois da comunhão, foram chamados os coordenadores dos
Regionais da CNBB, que receberam a vela símbolo para levar as luzes que o
Seminário derramou sobre a Iniciação à Vida Cristã.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXl0JhlNG8fEVGxu7xcxbvAWI6YkFWTo075aXxAd3e2b8eH9KNeopPKlIOGqYi-FhzL-ZPTqmAaELC_WmytX3MDxEtnUvEslKPNzHWDo3gOFtWRoJYefmsYkbUnkJvWWAvqSG37IayJv-j/s1600/resumo6.jpg)
No
final da celebração, Dom Jacinto agradeceu a todos que colaboraram para
o sucesso do Seminário e chamou o Pe. Jordélio para um agradecimento
especial a ele e sua equipe, que com tanto empenho, cordialidade e
disponibilidade garantiram a infra-estrutura do evento, envolvendo toda a
comunidade da Paróquia Sagrada Família. Foi um exemplo de Iniciação à
Vida Cristã para todos.
Depois
da celebração, os participantes se dirigiram para o último almoço e
tiveram uma agradável surpresa. As pessoas que participaram da cozinha
do encontro fizeram uma homenagem ao grupo, cantando uma canção para se
despedir.
Pe. Jordélio Siles Ledo,CSS - Coordenador Diocesano da Catequese e pároco da Igreja Matriz Sagrada Família. Concede uma entrevista a Rede Vida. Veja a aqui a entrevista.
O início de uma vida com Cristo foi o tema do Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, realizado de 06 a 09 de novembro, em São Caetano do Sul (SP). Segundo o padre Jordélio Siles Ledo, coordenador diocesano da catequese, o objetivo é convidar as pessoas a refletirem sobre o tema. Ele explica que um estudo foi feito para o evento. Durante o evento foi lançado oficialmente um novo texto que são os roteiros de iniciação à vida cristã com a proposta de conteúdos e metodologias para trabalhar no encontro.
Síntese:
Reunidos na Praça Cardeal Arco Verde; à frente das portas fechadas da Matriz Sagrada Família, provenientes de todas as regionais da CNBB e voltados para um só objetivo, buscar na inspiração divina e na reflexão humana os caminhos do futuro para a iniciação à vida cristã; os participantes do Seminário foram os grandes protagonistas da Cerimônia de Abertura.
Feita a saudação de acolhida pelo Pe. Jordélio e a chamada dos participantes, efetuada pelo Pe. Décio, por regional, em seguida, tendo à frente os Bispos Dom Nelson Westrupp e Dom Jacinto Bergmann, todos foram convidados a adentrar a igreja, abrindo-se as portas em clara simbologia da Catequese de inspiração catecumenal.
A celebração teve como ponto alto a explanação didática feita por Dom Jacinto, Arcebispo de Pelotas-RS e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, que falou sobre a abertura do Seminário, enfocando-a sob 4 facetas.
A primeira faceta abordou a reunião dos participantes em uma praça da cidade, significando lugar de passagem e de encontro de pessoas, local de troca de informações onde pulsa a vida e propício para dar sentido à evangelização.
A segunda faceta deu ênfase ao papel do templo, da igreja, onde iniciamos o Seminário, berço de celebração e catequese e vida em comunidade.
A terceira faceta, uma extensão da segunda, começávamos o evento em uma paróquia, ressaltando a força da vida em comunidade e acenando para o futuro, Igreja comunidade de comunidades.
A quarta faceta era a celebração, propriamente dita, focada na PALAVRA e no texto iluminador, sobre a Iniciação, extraido de Atos dos Apóstolos 4, 8 – 20.
Os versículos de 8 a 12, dentro da Iniciação, constituem o Anúncio, em especial a frase: “Ficai, pois, sabendo todos vós e todo o povo de Israel: se este homem está curado diante de vós, é por meio do nome de Jesus Cristo . . .”
Os versículos de 13 a 17, apresentam o Testemunho, com ênfase para: “mas vendo, junto deles, em pé, o homem que tinha sido curado, nad podiam dizer em contrário”.
Finalmente, os versículos de 18 a 20, revelam a Convicção: “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”.
Diante desta “trindade”: anúncio, testemunho e convicção; a Iniciação à Vida Cristã acontece !
Fonte:
Matriz Sagrada Família -
Rede Vida
Catequese e Bíblia - Fonte: Jornalista responsável: Cida Flosi – MTb 12.188 2T Comunicação
Fotos de todo o Seminário: Liana Plentz , Luiz Asato, Giane Raquel Costa e Catequese e Bíblia
Nenhum comentário:
Postar um comentário