sexta-feira, 7 de novembro de 2014

SEMINÁRIO NACIONAL DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ EM SÃO CAETANO DO SUL.






Começou hoje o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, na Matriz Sagrada Família de São Caetano do Sul. 












Às vinte horas ocorreu a Celebração de Abertura, que começou na Praça da Igreja, onde o povo foi acolhido com um refrão meditativo e foram apresentados os regionais da CNBB.  



O presidente da celebração, D. Nelson Westtrupp, bispo da Diocese de Santo André, dialogou com os Regionais perguntando aos participantes o que vieram fazer neste Seminário e o que a partilha e a reflexão a acontecer nestes dias têm a ver com a fé.


 Ao som do Hino Catequético de 2009, Catequese, caminho para o discipulado, todos fizeram a entrada  na Igreja, simbolizando esta caminhada da Iniciação à Vida Cristã de ir ao encontro de Jesus e seu Reino. 




Após o rito da Assinalação da fronte e dos sentidos, acolheu-se a Palavra de Deus através da leitura dos Atos dos Apóstolos 4,8-20, que segundo D. Jacinto Bergmann, que fez a sua partilha e reflexão, é o texto que ilumina este Seminário, pois representa o querigma vivido por estes apóstolos. 



Ao término da Celebração, a Orquestra jovem da Fundação de Artes encantou os participantes do Seminário.



Amanhã é um dia de partilha e reflexão! Peçamos que o Espírito Santo ilumine a todos,  assessores e participantes, para que haja frutos abundantes!


 O Seminário deverá contar cerca de 200 participantes, incluindo dez bispos, 40 sacerdotes, religiosos e leigos, vindos de diversas partes do País. Além de oficinas e momentos celebrativos e de oração, a programação inclui a partilha de  experiências concretas de iniciação à vida cristã, como a de Abaetetuba, no Pará, onde o trabalho é realizado com comunidades ribeirinhas, e a da Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), que promove catequese com pessoas com deficiências. A intenção é que o relato dessas experiências motive a reflexão sobre a prática catequética com o objetivo de motivar novos itinerários de educação da fé.

A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da Diocese de Santos, se faz presente com as catequistas: Maria de Lourdes Farto Chaves Coordenadora e responsável pela área de Animação Bíblica da Pastoral, Kátia Gonçalves Esteves – Secretária e responsável pela área da Catequese na Diversidade e Mirtes Regina de Paula Guimarães responsável pela área da Catequese de Iniciação.
 
 


Livro


O lançamento do livro “Itinerário Catequético” ocorrerá na sexta-feira, dia 7. A publicação apresenta orientações para a Pastoral Bíblico-Catequética, trazendo todos os passos necessários para a implantação desse novo modelo catequético pelas comunidades. No livro há quatro propostas de itinerários específicos para as diversas faixas etárias: adultos catecúmenos, adultos catequizandos, crianças e adolescentes e jovens. São roteiros que integram celebrações inspiradas no RICA(Ritual de Iniciação Cristã de Adultos). É um caminho possível a ser feito em todas as realidades do território nacional.


Fonte: Jornalista responsável: Cida Flosi – MTb 12.188 2T Comunicação

http://www.catequeseebiblia.com.br/

Nenhum comentário: