domingo, 19 de outubro de 2014

Segunda Dia: 36º Assembleia das Igrejas Particulares do Regional – Sul I CNBB



Tema: Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária.


 
Hoje dia 18 de outubro de 2014, às 7hs Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues, abre a 36° Assembleia na Capela do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI), em Itaici, Indaiatuba, SP com a Celebração Eucarística com Laudes.







Ás 08h50min, Dom Moacir Silva,  inicia a segunda sessão da 36º Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB  com a presença dos Bispos das Sub-Regiões; Aparecida, Botucatu, Campinas, Sorocaba, RPI, RP2, SP1, SP2; presentes também os Padres da Coordenação Diocesana Pastoral, Religiosos, Religiosas, e membros de pastorais, movimentos, organismo e associações num total  208 pessoas.





Dom Tarcísio encaminha os trabalhos em grupos que se seguem ate às 10hs. O estudo dos documentos e em seguida a explanação das perguntas: O que existe em suas Dioceses?  O que precisa ser feito? Formou-se 16 grupos que fizeram suas explanações.



Após a apresentação dos grupos, Dom Tarcisio abriu a palavra às intervenções da Assembleia.  Diácono José Carlos Pascoal (CRD Sul 1 Diocese de Jundiaí) destacou um grupo de formadores de opinião. Pe. Leonardo Megeto, diocese de Jundiaí: levantou a questão do leigo dentro da Diocese e seu protagonismo.

No período da tarde foi explanada a experiência de paróquia Missionária da Diocese de Itapeva. A Experiência da pastoral Carcerária: A Evangelização: Experiência da Diocese de Marília – Articular e fortalecer os COMIDIS e  COMIPAS seus objetivos e Compreensão da missão nas SMP. Experiência do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade. Experiência da Sub-Região Aparecida. Experiência das Cáritas Brasileiras, foi deixado um site para contato www. reformapoliticademocratica.org.br.

As 16h40 os grupos foram orientados para um trabalho em grupo onde deveriam apontar 3 pistas de ação em comum a serem assumidas pelas dioceses. A apresentação destas pistas ocorrera no Domingo pela manha após a santa missa. 

Às 17hs45 min na Capela - Momento Missionário Mariano - rezando o terço missionário. 













Às 20hs15 os trabalhos se retomam com a partilha de Experiência de Dom Roque Paloshi, bispo de Roraima-RR, sobre a realidade amazônica. Um ponto alto neste processo de evangelização da Amazônia legal ganhou visibilidade com CF 2007 – Vida e Missão neste chão. Também fez sua explanação a religiosa Izalene Tiene, da Arquidiocese de Campinas, que trabalha na Diocese  de Alto-Solimoes que nos chamou a atenção  para o respeito que o missionário deve ter com o ritmo dos indígena através da escuta, não dos palpites, pois o segredo  da missão é conviver.  Padre Marcio Roberto Pereira, da Diocese de São José dos Campos. Relatou sua experiência para no dia 11 de novembro que irá embarcar rumo a Diocese de Coari.


Às 21h35 Dom Moacir Silva, com uma prece a Virgem Maria, encerra os trabalhos do dia.


Termino do 2° dia da 36° Assembleia - Subsídios e fotos


Nenhum comentário: