sábado, 18 de outubro de 2014

Abertura da 36º Assembleia das Igrejas Particulares do Regional – Sul I CNBB



Tema: Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária.



Hoje dia 17de outubro de 2014, às 14h30min, com a presença dos Bispos das Sub-Regiões; Aparecida, Botucatu, Campinas, Sorocaba, RPI, RP2, SP1, SP2; presentes também os Padres da Coordenação Diocesana Pastoral, Religiosos, Religiosas, e membros de pastorais, movimentos, organismo e associações num total 196 pessoas.




Dom Moacir Silva, abre a 36° Assembleia na Capela do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI), em Itaici, Indaiatuba, SP com um momento de oração e espiritualidade, Hora Média.  




Após as reflexões todos foram convidados para seguirem para o Auditório Rainha dos Apóstolos onde Dom Airton José dos Santos, Arcebispo de Campinas acolhe a todos os presentes. Dom Moacir Silva faz a leitura dos artigos do regimento interno, e declara aberto os trabalhos do dia.  Dom Tarcísio Scaramussa, tomando a palavra, compõe a mesa.



Reflexão: 

Dom Júlio Endi AKamine, realizou uma reflexão com o tema:  Vocação e missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária. 

Tomando a imagem de um rio Dom Julio, desenvolveu nos documentos alguns pontos : 

·        Nascente: na lúmen Gentium e na Apostolicam Actuositatem.
·        Torrente: na Christifidelis laici
·        Riacho: Doc Aparecida
·    -Rio nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da igreja no Brasil 2011 -2015 Doc 94; Comunidade de Comunidades Doc 100, Missão e Ministérios dos Cristãos Leigos e Leigas Estudo 107, e a Exortação Apostólica Evangelli Gaudium. 




Após a explanação de Dom Julio, Dom Tarcísio abriu um espaço de interação com a Assembleia  onde foram feitas diversas intervenções. A Diocese de Santos/ SP teve sua participação com a intervenção feita pela catequista Mirtes Regina de Paula representante responsável pela catequese de Iniciação a Vida Crista da Comissão AB-C da Diocese de Santos/ SP.   Após as intervenções, Dom Tarcísio agradece a todos e encerra os trabalhos do dia convidando a todos para a Celebração Eucarística. 


Foram representando nossa Diocese de Santos nosso Bispo Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Coadjutor Dom Tarcísio Scaramussa e também secretário geral do Regional, Pe. Francisco José Greco, Pe. Elmiran Ferreira Santos  e as catequistas da Comissão AB-C Mirtes Regina de Paula e Maria Salete de Souza Sampaio












Termino do 1° dia da 36° Assembleia - Subsídios e fotos 






Nenhum comentário: