sábado, 5 de abril de 2014

Artigo de Abril 2014 - Pe. Luís Gonzaga Bolinelli



A Necessidade da Ressurreição

Todos concordamos que a celebração do Mistério Pascal é o ponto alto da expressão da nossa fé no Deus que manifesta o seu imenso amor misericordioso por nós, através de Jesus que doa totalmente sua vida, morrendo e vencendo a morte para a nossa salvação. A cada ano, nas festividades pascais, somos convocados a renovar o significado disso em nossa vida. Afinal, mais do que simplesmente nos lembrarmos que Jesus morreu e ressuscitou por nós, temos que perceber essa ressurreição acontecendo na vida de cada um de nós e da nossa própria comunidade.
Com certa frequência fazemos experiências de fracasso tanto em nossa vida pessoal como na nossa missão evangelizadora: enfrentamos determinadas dificuldades que parecem ser maior que nossas forças; vemos que muitas de nossas ações são interpretadas de maneira equivocada; percebemos que existem pessoas que não concordam com nosso jeito de pensar e agir; constatamos que várias vezes, apesar de todo nosso esforço, não chegamos aos resultados esperados...
Quantos desânimos! Quantos motivos para “jogar tudo fora” e “sumir”, abandonando aquilo que parecia nos trazer a motivação profunda de vida! Quantas “experiências de morte”!
É principalmente diante dessas situações que temos possibilidade de fazer a grande experiência da ressurreição! Precisamos ressuscitar, não só para continuarmos insistindo em fazer tudo como antes, mas para enfrentarmos esses mesmos desafios e dificuldades de uma maneira nova, mais significativa e em sintonia com o projeto de Deus. A ressurreição nos convida a darmos um salto de qualidade tanto na nossa existência, como na vivência de nossa fé e na realização de nossos trabalhos pastorais.
Justamente por causa disso, preocupado em que sejamos capazes de sempre nos renovarmos na alegre missão de evangelizar, é que o Papa Francisco nos exorta na Evangelii Gaudium: “Cristo pode sempre renovar a nossa vida e a nossa comunidade, e a proposta cristã, ainda que atravesse períodos obscuros e fraquezas eclesiais, nunca envelhece. Jesus Cristo pode romper também os esquemas enfadonhos em que pretendemos aprisioná-Lo, e surpreende-nos com a sua constante criatividade divina. Sempre que procuramos voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho, despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovado significado para o mundo atual. Na realidade, toda a ação evangelizadora autêntica é sempre ‘nova’”. (EG 11)

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: Na solene Vigília Pascal deste ano refletimos sobre o seguinte texto bíblico: Mt 28,1-10. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Quais são, normalmente, as “experiências de morte” com que me deparo? Quais experiências de ressurreição me lembro de ter acontecido em minha vida? Em que sentido a contínua memória do Mistério Pascal anima a minha vida pessoal e minha missão evangelizadora? Mesmo diante das dificuldades da vida, consigo encontrar na ressurreição de Jesus motivos para uma verdadeira alegria?

AGENDA
  Encontros de Formação de Evangelizadores 2014:
     Serão 4 Encontros, com cerca de 2 horas cada um, que deverão acontecer em todas as Paróquias de nossa Diocese.
          Informe-se em sua Paróquia sobre o dia e local desses Encontros.
 Dia de Espiritualidade para Leigos:
           Sábado, 07 de junho às 9h em Santos.
           Promovido pela CODILEI. Todos os Catequistas estão convidados.
 Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
          Facebook: www.facebook.com/abcsantos
         E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: