domingo, 6 de abril de 2014

5° Domingo da Quaresma - Angelus Papa fala: somos chamados a "sair do túmulo em que nossos pecados nos lançaram".



Cidade do Vaticano (RV) - "Cristo não se resigna aos sepulcros que construímos com as nossas escolhas de mal e de morte." Na alocução que precedeu a oração do Angelus, ao meio-dia deste domingo, o Papa comentou a página do Evangelho que narra a Ressurreição de Lázaro, na liturgia deste V domingo da Quaresma, para explicar que todos somos chamados a "sair do túmulo em que nossos pecados nos lançaram".

Já na saudações após a oração Mariana, o pensamento do Santo Padre voltou-se para Ruanda no 20º aniversário de início do genocídio contra os Tutsis, com um encorajamento a "continuar, com determinação e esperança, o processo de reconciliação".
E, recordando o terremoto de 5 anos atrás que abalou a cidade italiana de Áquila fez votos de que "solidariedade e renascimento espiritual sejam a força da reconstrução material".
Ainda na Praça São Pedro, a alegria com que milhares de fiéis e peregrinos acolheram o livro de bolso trazendo os quatro Evangelhos e os Atos dos Apóstolos, que o Papa ofereceu gratuitamente aos presentes.
Mas passemos, então, às palavras do Pontífice em sua alocução:
"Um convite a deixar-nos libertar das amarras do orgulho. Porque o orgulho nos faz escravos, escravos de nós mesmos, escravos de tantos ídolos, de tantas coisas."
Francisco recordou que Jesus "nos chama insistentemente a sairmos da escuridão da prisão em que nos fechamos". O Papa descreveu claramente a prisão: falou de "uma vida falsa, egoísta, medíocre".
"Cristo não se resigna aos sepulcros que construímos com nossas escolhas de mal e de morte, com nossos erros, com nossos pecados. Ele não se resigna diante disso!"
Como a Lázaro, Jesus diz a cada um de nós: "Venha para fora!"
"Venha para fora! É um belo convite à verdadeira liberdade."
"A nossa ressurreição – explicou o Papa Francisco – começa quando decidimos obedecer ao mandamento de Jesus saindo para a luz, para a vida:
"Quantas vezes somos desmascarados pelo pecado, as máscaras devem cair! Quando caem as máscaras de nosso rosto e reencontramos a coragem de nosso rosto original, criado à imagem e semelhança de Deus."
O gesto de Jesus que ressuscita Lázaro – explicou-nos o Bispo de Roma – "mostra até onde pode chegar a força da Graça de Deus e, portanto, até onde pode chegar a nossa conversão, a nossa mudança":
"Ouçam bem: não há nenhum limite para a misericórdia divina oferecida a todos! O Senhor está sempre pronto para tirar a pedra tumular de nossos pecados, que nos separa d'Ele, a luz dos vivos." Não há nenhum limite para a misericórdia divina oferecida a todos! Recordem-se bem dessa frase. E podemos dizê-la todos juntos: "Não há nenhum limite para a misericórdia divina oferecida a todos". Digamos juntos: "Não há nenhum limite para a misericórdia divina oferecida a todos."
O Papa repetiu mais vezes a certeza da misericórdia de Deus sem limites, convidando os fiéis a repetirem juntos com ele essa certeza que salva, voltando à conclusão de sua reflexão. Após a oração Mariana, seu pensamento dirigiu-se ao povo de Ruanda:
"Desejo expressar a minha paterna proximidade ao povo Ruandês, encorajando-o 'a continuar, com determinação e esperança, o processo de reconciliação que já deu seus frutos, e o compromisso de reconstrução humana e espiritual do país'."
Em seguida, disse Francisco: "Não tenham medo! Na rocha do Evangelho construam a sociedade de vocês, no amor e na concórdia, porque somente assim se gera uma paz duradoura! Recordo com afeto os bispos Ruandeses que estiveram aqui, no Vaticano, semana passada. E agora convido todos vocês a rezarem pela intercessão de Nossa Senhora de Kibeho".
De fato, Francisco dirigiu um pensamento também à comunidade de Áquila – recordou – que "tanto sofreu, ainda sofre, luta e espera" com tanta confiança em Deus e em Nossa Senhora, com a oração "pelas vítimas do terremoto e pelo caminho de ressurreição do povo Aquilano".
Ademais, o Papa pediu ao mundo atenção pelas vítimas do vírus Ébola que se desenvolveu na Guiné e nos países africanos confinantes.
"O Senhor sustente os esforços para combater esse início de epidemia e para garantir cuidados e assistência a todos os necessitados."
Em seguida teve lugar o que o Papa definiu um "gesto simples". Recordou ter sugerido alguns domingos atrás que as pessoas tivessem sempre consigo um pequeno Evangelho, de modo a carregar consigo durante o dia, para poder lê-lo nas horas vagas. E ter pensado na antiga tradição da Igreja, durante a Quaresma, de entregar o Evangelho aos catecúmenos, àqueles que se preparam para o Batismo.
Daí, a iniciativa de distribui na Praça São Pedro "como sinal para todos" um Evangelho de bolso. "Leiam todos os dias – disse Francisco –, é Jesus que fala a vocês!" e fez um convite preciso: talvez alguém não creia que é gratuito. Então acrescentou: "gratuitamente receberam, gratuitamente deem! Em troca – recomendou – façam um ato de caridade, um gesto de amor gratuito".
"O importante é ler a Palavra de Deus, com todos os meios, e acolhê-la com coração aberto. Então a boa semente dará fruto!"
Por fim, nas saudações, cumprimentou também o grupo brasileiro "Fraternidade e tráfico humano", reunido na Praça São Pedro após ter realizado a tradicional Via-Sacra da Fraternidade pelas ruas do centro de Roma, buscando chamar a atenção para a CF deste ano "Fraternidade e Tráfico Humano", em sintonia com o convite de Francisco a "uma Igreja pobre, com os pobres e para os pobres", na luta pela justiça social a partir do Evangelho. A iniciativa foi organizada pelo grupo de religiosos brasileiros de Roma.
Antes de despedir-se o Santo Padre concedeu a todos a sua Bênção apostólica. (RL)


Fonte : Texto e imagem proveniente das páginas

Do site da Rádio Vaticano
Google

Nenhum comentário: