sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã

Início do segundo dia com a Santa Missa.

 

 





 


Dom Paulo Mendes Peixoto


No contexto atual da mudança de época, de uma cultura em rápidas e profundas transformações, a Comissão de Animação Bíblico-Catequética da CNBB, com participação também dos 18 Regionais em todo o Brasil realiza, de 6 a 9 de novembro de 2014, em São Caetano do Sul, SP, um Seminário de experiência no Processo Catequético. É mais um espaço de Formação Permanente para os catequistas presentes no evento.
Não é um Seminário preocupado com palestras e muito estudo. A intenção é de colher experiências vivenciadas de Iniciação à Vida Cristã que acontecem em situações diferenciadas na Igreja do Brasil. Com isto, buscamos identificar caminhos bonitos e muito fecundos que estão acontecendo, com muita propriedade e dinamismo, em muitos lugares.
A Formação Permanente é a mola motivadora de uma mistagogia catequética, de encantamento dos agentes catequéticos na diversidade regional e eclesial no país. A prática não é tão fácil e ficamos muito centrados nas ideias. A nossa intenção é conseguir uma prática concreta, chegando ao coração dos catequizandos.
Os resultados do esforço catequético dependem de envolvimento da comunidade e famílias como catequizadoras dos catequizandos. O Seminário está revelando tudo isto e provocando em todos os participantes a consciência de que os passos têm que ser envolventes. Supõe coragem, vocação, muita garra e uma mística verdadeira e constante e comprometida.

Só vamos conseguir atingir objetivos reais e concretos na nova caminhada catequética, em estilo mais envolvente, se houver um entendimento maior e comprometido dos nossos padres, principalmente dos senhores párocos. Os passos celebrativos e de entrega dos diversos símbolos pedagógicos dependem muito do presidente da celebração eucarística.
Nas exigências de superação de estruturas caducas e obsoletas, não podemos mais ficar numa catequese com objetivos muito intelectuais. Já saímos do tempo da cristandade, porque muitos passos foram dados, mas nem todos conseguiram perceber a riqueza dessas mudanças. O mundo mudou e a realidade social e forma de entendimento também. A catequese não pode ficar no passado, não conseguindo despertar uma fé comprometida para os dias de hoje.


Dom Paulo Mendes Peixoto
Membro da Comissão Bíblico-Catequético da CNBB.




Oficinas da experiência de Catequese estilo catecumenal

Depois das partilhas feitas em plenário, os participantes foram divididos em grupos para o Momento das Oficinas da experiência, com perguntas feitas pelos moderadores. As fotos a seguir são do Momento das Oficinas da experiência de Catequese estilo catecumenal. 






 

Momento Celebrativo no Final da Tarde da Sexta-feira

Ao final da tarde desta sexta-feira, dia 7 de novembro, os participantes do Seminário partilharam de um momento celebrativo com a leitura orante do texto de Mt 6,5-15. Ao final da leitura orante, realizou-se o rito de entrega do Pai Nosso como um sinal do amor de Deus, que chamamos de nosso Pai, como Jesus ensinou.


















Partilha da Experiência do Nordeste III - Aracaju 






“OS JOVENS NÃO SEJAM APENAS AMADOS, MAS QUE SINTAM QUE SÃO AMADOS” 


 

A primeira atividade do Seminário, nesta sexta-feira pela manhã, foi a partilha da experiência do Nordeste III - Aracaju, com a assessoria da Maria do Carmo.


 
“Os jovens não sejam apenas amados, mas que sintam que são amados.” De São João Bosco, inspirado em Mt 6,33. Maria do Carmo colocou que a mística do processo é ajudar o Reino de Deus a nascer e crescer no coração do jovem e apresentou todo o processo de Iniciação à Vida Cristã com os jovens que acontece no seu regional.
Usam uma metodologia de itinerário catecumenal, com uma iniciação mistagógica onde é dada atenção especial aos ritos, celebrações e retiros.
Apresentaram como frutos desse trabalho, uma maior consciência da união dos três sacramentos: Batismo, Eucaristia e Crisma entre outras e a inserção dos jovens na comunidade, assumindo sua missão de discípulos missionários.
 



Partilha da experiência do Sul: 1 – Catequese Junto às Pessoas com Deficiência 




É uma experiência que não está fora, mas dentro do processo catequético, visando a inclusão dessas pessoas na caminhada do encontro pessoal com Jesus Cristo.


Uma grande questão que deve ser observada é fazer com que as pessoas sintam-se realmente acolhidas e fazendo parte do grupo e da comunidade paroquial.


Carlos, deficiente visual, deu o seu depoimento mostrando o quanto este trabalho foi eficiente na sua vida. Sentiu-se acolhido e é feliz por ter participado do processo na sua paróquia.







Povo de Deus a Caminho


Saímos em caminhada pelas ruas de São Caetano do Sul-SP até o teatro municipal para o lançamento oficial do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã e à noite cultural, cantando alegres na fé.

  



 

 

 Lançamento Oficial do Itinerário de Iniciação à Vida Cristã

Na noite de (07/11) no Teatro Santos Dumond aconteceu o lançamento do Itinerário Catequético – Iniciação à vida cristã – um processo de inspiração catecumenal, pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética.
  Dom Jacinto, presidente da Comissão, fez a apresentação do Itinerário, salientando que este tem como objetivo ser um serviço de unidade e de inspiração catecumenal para toda a Igreja no Brasil, levando em conta toda a diversidade de ricas e diferentes realidades em que estão inseridos nossos catequistas.


O evento contou com a presença dos representantes de todos os regionais da CNBB, que foram contagiados por belíssimas apresentações musicais e de danças típicas de regiões do nosso país. A noite foi encerrada com a partilha de comidas e bebidas vindas de várias regiões, no saguão do teatro.
 








Jantar Tropical

Na noite de sexta-feira, os organizadores do Seminário ofereceram aos participantes um jantar tropical. Na entrada, foram distribuídos colares havaianos e teve até tapioca de morango com chocolate ou de coco de sobremesa. 









Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética


Equipe de Comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética realizando a cobertura em tempo real do Seminário de Iniciação à Vida Cristã. Da esquerda para direita Dom Paulo Mendes Peixoto, Imaculada Cintra, Joseilton Luz, Liane Plentz, Diácono Leandro e Dom Vilson Dias de Oliveira. Acesse o site da nossa comissão catequeseebiblia.com.br.
 
 
 Fonte :  http://www.catequeseebiblia.com.br/ 



Nenhum comentário: