sábado, 4 de outubro de 2014

Dia de Formação Bíblica - Irmã Maria Aparecida Barboza





  A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos promoveu, no dia 3 de setembro, nas dependências da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Santos, um dia de Formação Bíblica, a partir do Texto Base do Mês da Bíblia 2014 – Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus. "Ide fazer discípulos e ensinai" Mt 28,19-20.



 
Durante todo o dia a Ir. Maria Aparecida Barboza, uma das colaboradoras da CNBB na elaboração deste subsídio sobre o Evangelho de Mateus, falou muito sobre a nossa missão de discípulos missionários da Palavra de Deus. A Ir. Cida, como gosta de ser chamada, pertence à Congregação Imaculado Coração de Maria, atualmente mora em São Paulo e já foi Assessora da Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Em maio ela já tinha falado sobre este mesmo tema para os Padres Assessores da AB-C do Regional Sul 1.



Ao mesmo tempo em que nos esclarecia os vários temas presentes no Evangelho escrito por Mateus, a Ir. Cida ia citando também vários documentos recentes de nossa Igreja (como a Catequese Renovada, o Diretório Nacional de Catequese, o Documento de Aparecida, a Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2015), a Evangelli Gaudium), sempre reafirmando o que a Comissão AB-C tem falado e ensinado sobre a Iniciação à Vida Cristã e de como ela deve acontecer em todas as nossas paróquias. Somente assim seremos uma Igreja de verdadeiros discípulos missionários de Jesus que realiza toda sua atividade através de uma efetiva Animação Bíblica da Pastoral. Afinal, como disse a própria Ir. Cida “Se as pastorais não se utilizam da Palavra de Deus somos apenas um grupo de pessoas que se reúnem para um trabalho na Igreja.” Precisamos, sim, nos aprofundar no conhecimento e vivência daquilo que nos dá base e sustentação para as nossas vidas: a Palavra de Deus!


O sucesso da iniciativa pode ser avaliado pela presença de representantes de todas as Cidades da Diocese e pela certeza de ter contribuído para uma maior dinamização de iniciativas para o Mês da Bíblia de suas várias Paróquias. Agradecemos ao grande número de pessoas que esteve presente neste momento formativo. Esperamos que estes evangelizadores consigam dinamizar, em suas Comunidades, da melhor forma possível, as mais variadas experiências de animação bíblica, como autênticos discípulos missionários de Jesus. Agradecemos também à Paróquia Sagrado Coração de Jesus por nos ceder os vários espaços que foram utilizados para que tal evento pudesse acontecer.


 

Katia Gonçalves EstevesSecretária da Comissão AB-C

Nenhum comentário: