quinta-feira, 27 de agosto de 2020

OS 3 PILARES PARA O CATEQUISTA SEGUNDO PAPA FRANCISCO

 




Primeiramente, “Ser catequistas requer amor, amor sempre mais forte por Cristo, amor pelo seu povo santo”. Em setembro de 2013, o Papa Francisco discursou aos catequistas na Jornada dos Catequistas no Vaticano, por ocasião do Ano da Fé.

Com gratidão, o Papa falou da catequese como um pilar para a educação da fé e como uma das aventuras educativas mais belas da Igreja.

Portanto, segundo Francisco, o catequista deve levar crianças, jovens e adultos ao encontro de Jesus. Seja por meio das palavras ou dos exemplos de sua própria vida, seguindo três pilares:

  1. Ter familiaridade com Cristo, aprender com Ele, escutá-lo e permanecer em seu amor, como Ele mesmo ensinou aos discípulos: “permaneçam no meu amor, permaneçam ligados a mim, como o ramo está ligado à videira. Se somos unidos a Ele, podemos dar frutos”. O coração do catequista deve viver essa união com Ele.
  2. Viver o dinamismo do amor, a exemplo de Cristo, no sair de si para ir ao encontro do outro. O dom do catequista o impulsiona sempre para fora de si mesmo, doando-se aos outros.
  3. Não ter medo de sair, de ir até as periferias, de ir a quem precisa, sair do comum para seguir a Deus, porque Deus vai sempre além.

Nenhum comentário: