domingo, 5 de maio de 2019

ARTIGO DE MAIO DE 2019 - PADRE APARECIDO NERES SANTANA, CSS

A confiança e a fé na Palavra de Jesus.

Neste Artigo Bíblico-Catequético-Missionário, do 3° Domingo da Pascoa do Ano C, refletiremos o Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João (Jo 21,1-19): o encontro de Jesus Ressuscitado com alguns dos seus apóstolos junto ao lago da Galileia. Este encontro está descrito com clara intenção catequética. É o último diálogo de Jesus com os discípulos, num encontro celebrativo, marcado pela ternura e pelo carinho: “Simão, fi lho de João, tu me amas mais do que estes”? (Jo 21,15). A chave de leitura está no simbolismo da pesca no meio do mar. Nota-se aqui que apenas a presença de Jesus Ressuscitado pode dar eficácia ao trabalho evangelizador dos discípulos. Podemos perceber que o teor do texto não está ancorado na Cristologia, mas na Eclesiologia. Na primeira parte (Jo 1-14) temos duas cenas: a pesca milagrosa e a refeição (simbolismo do banquete). É uma cena convivial, isto é, comunitária. Entre os vários discípulos presente na cena, destacam-se Pedro e João. Pedro, toma a iniciativa – “vou pescar” (Jo 21,3), e João reconhece Jesus - “é o Senhor” (Jo 21,70. Destaca-se primeiro a fi gura de Pedro – Ele toma a iniciativa de ir pescar (v.3), é o primeiro a correr ao encontro do Senhor (v.7) e traz para a praia a rede cheia de peixes (v.11). Como salientado acima, o tema central da perícope é o sentido eclesiológico da pesca. Aqui temos 3 elementos que chamam atenção: o contraste entre o esforço estéril dos discípulos (nada conseguiram pescar), entregues a si mesmo (v.3), e a abundância da pesca realizada a convite do Senhor (v.7); o simbolismo dos 153 peixes grandes (v.11) e a observação de que, apesar do grande número de peixes, a rede não rasgou (v.11). Portanto, o significado eclesiológico é claro: o milagre da pesca alude à Missão. A semelhança entre a “pesca milagrosa” e a “missão da Igreja” deve ser vista em nível profundo. É a confiança e a fé na Palavra do Senhor que fez a rede se encher, isto é, a comunidade crescer. É a semente da Palavra do Senhor que dá eficácia ao trabalho apostólico dos discípulos. “Lançai a rede mais uma vez’ (Lc 21,6), e mesmo cansado, o discípulo deve acreditar e fazer mais um esforço. É no limite das forças humanas que entra a Palavra do Senhor, é neste momento que vem os resultados. 

Para refletirmos: No fi m, Jesus chamou Pedro e perguntou três vezes: "Você me ama?" Só depois de ter recebido, por três vezes, a mesma resposta afirmativa é que Jesus deu a Pedro a missão de tomar conta das ovelhas. Para poder trabalhar na comunidade, Jesus não pergunta se sabemos muito. O que ele pede é que tenhamos muito amor! Será que o amor que Jesus nos ensina, está sendo vivido em nossa comunidade, na catequese? 

Padre Aparecido Neres Santana, CSS
Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C Diocese de Santos.

AGENDA DO MÊS - 

Vem aí a Semana Catequética 2019. - Formações para Discípulos Missionários: Catequistas e Evangelizadores. 

Mais informações com o Coordenador da Catequese de sua Paróquia. 

Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato: 

Blog: www.abcdiocesedesantos.blogspot.com.br 
Facebook: www.facebook.com/abcsantos E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com

Nenhum comentário: