segunda-feira, 9 de julho de 2018

Artigo de julho de 2018 - Padre Aparecido Neres Santana

JESUS NOS ENSINA A REPOUSAR JUNTO DELE, NO DESERTO, ANTES DE SAIRMOS EM MISSÃO.




Neste Artigo Bíblico-Catequético-Missionário, refletiremos o Evangelho de Marcos 6,30-34, relatado, no contexto da missão confiada aos doze. Marcos 6.30 relata que os apóstolos voltaram à presença de Jesus, depois da sua primeira atividade missionária. O termo apóstolos, derivado do verbo apostellein, enviar (6.7), denota o envio e a atividade dos doze (6.12).  A missão dos doze é descrita com os mesmos termos com os quais é apresentada a missão de Jesus. Os apóstolos contam a Jesus, com alegria, tudo o que tinham feito e ensinado. Aqui são muito importantes os verbos fazer e ensinar, colocados aqui no infinitivo. O fazer está ligado ao ensino e à cura de todos os males. O ensino está ligado ao fazer. A missão dos discípulos é Ensinar, isto é, formar, orientar, guiar o povo de Deus ao Reino dos Céus, a verdadeira vida. Marcos destaca ainda, o movimento do grupo de Jesus e seus discípulos e o da multidão.
Neste contexto missionário, Jesus convida os discípulos para descansar, fazer como que um shabat, cessar, repousar: “Vinde vós sozinhos, a um lugar deserto e descansai um pouco ...e não tinham tempo nem para comer” (Mc 6,31). A atitude de Jesus é pastoral e pedagógica. Aqui é bom enfatizar a importância do descanso do discípulo-missionário, não apenas corporal, mas repousar no espírito. As tarefas e as exigências são tantas, que muitas vezes não repousamos. Isso pode atrapalhar a missão. Descansar para rezar e partilhar a missão, o repouso do espírito, onde somos alimentados pelo próprio Senhor. Os dois movimentos são importantes e de igual valor, “o envio e a volta”, o fluxo e o refluxo. A comunidade de discípulos deve estar unida e valorizar os dois momentos.

Finalmente, diante da multidão faminta da palavra e de pão, e a da urgência do Reino, Jesus sente compaixão da multidão: “porque eram como ovelhas sem pastor”. Por isso, a urgência, hoje, da comunidade de discípulos-missionários, terem esse mesmo olhar misericordioso de Jesus, para as necessidades do povo. Ademais, dentro do Ano do laicato, sermos “Sujeitos Eclesiais: Discípulos Missionários e Cidadãos do Mundo. O Reino acontece no mundo, não somente dentro da Igreja. Precisamos compreender melhor a “simbiose”, o movimento entre  Igreja e Mundo, como campo de missão, com todas as suas múltiplas variantes.     
 

   

Para refletirmos:
Como estamos nos preparando para nossos encontros catequéticos de iniciação à vida cristã?  Estamos tendo um tempo para nós mesmos, para refletirmos como está nossa caminhada, como discípulos missionários? O grupo dos catequistas, está reunindo-se para preparar os encontros?

Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: