quarta-feira, 3 de maio de 2017

Artigo de Maio de 2017 - Pe. Aparecido Neres Santana, CSS

VIVER O MANDAMENTO DO AMOR, OBRA DO ESPÍRITO SANTO, NA VIDA DO DISCÍPULO MISSIONÁRIO.

Neste Artigo, Catequético Bíblico-Missionário, refletiremos sobre o Evangelho de São João, 14, 15-21, do 6° domingo da Páscoa. A centralidade do texto, está na vivencia dos mandamentos, especialmente o do Amor, além do anúncio feito pelo Senhor de enviar o Espírito Santo Paráclito. Jesus fala do “Àgape”, do Amor incondicional, do amor-caridade, “Se me amais, guardareis os meus mandamentos... e ele vós dará um outro Defensor” (Jo 14,15), o Paráclito, que em grego significa: aquele que defende, que auxilia, que infunde animo. Este trecho, encontra-se no contexto de despedida de Jesus, na Última Ceia. Ele volta para junto do Pai, mas os discípulos não ficarão órfãos, “Ainda um pouco e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis” (Jo 14,19). Aqui está implícita, a continuidade da Sua Missão pelos discípulos (a Igreja, que somos todos nós).
No contexto sócio-político, econômico e religioso em que viviam os discípulos, e das primeiras comunidades, era de exploração e perseguição em todos os níveis. Dentro desse cenário é que se compreende que o Paráclito, o Defensor, que Jesus vai mandar, vem para os discípulos, não para o mundo. O evangelista João nos apresenta uma oposição entre os discípulos e o mundo (Jo 14, 19).  Para o mundo, Jesus desaparecerá para sempre (cf. Jo 7,34; 8,21), para os discípulos não. Por isso, os discípulos receberão o Espírito Santo e o mundo não. No amor a Jesus está o querígma, o anúncio central da nossa fé. Do amor maior, o “Ágape” “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo, 15,13), que procede do Pai e do Filho e permanece no Espírito Santo.
A ressurreição, a Pascoa do Senhor, é o grito, por todo e sempre, da vida que vence a morte. Na ressurreição está ancorada e centrada a Fé cristã. Por isso, o discípulo-missionário, não pode ter medo, mas com a força da fé, anunciar com alegria o Reino da Vida.

Para refletirmos: É a Ação do Espírito Santo que nos capacita e nos envia para a Missionariedade; Será que como catequistas e evangelizadores, estamos seguindo este Caminho, proposto por Jesus? Em nossa Comunidade e no Caminho catequético, estamos levando e dando testemunho aos nossos catequizandos a seguirem o caminho de viver o Mandamento do Amor? 


Pe. Aparecido Neres Santana, Assessor Eclesiástico da Comissão Ab-C



AGENDA MAIO/2017

Ø  Encontro de Formação de Catequistas e Evangelizadores:
  
   -Bertioga – 05 de maio às 19h Capela N.S.Graças - Rivieira
   -São Vicente – 12 de maio às 19h Paróquia N.S.Amparo
   -Centro I, II, Orla – 19 de maio às 19h
   -Cubatão – 20 de maio às 13h
   
  
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
    ü  Facebook: www.facebook.com/abcsantos
    ü  E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com

Comissão Ab-C Diocese de Santos/SP

Nenhum comentário: