segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dia 07 de Outubro está chegando...!!!! muita ATENÇÃO!!!!


CAMPANHA “VOTO CONSCIENTE – ELEIÇÕES 2012”
Por Padre  Marcelo  Eduardo Bonifácio, Pároco em Catanduva.

Nós brasileiros somos chamados a protagonizar, nas eleições do próximo dia 7 de outubro, um dos momentos mais importantes para a democracia do país com a escolha dos prefeitos e vereadores de seus municípios. Com a novidade da Lei da Ficha Limpa, vitória da mobilização popular, as próximas eleições despertam a grande expectativa de que as urnas, ao receberem o voto consciente e livre do eleitor, excluam candidatos cuja vida e prática não os credenciam aos cargos pleiteados.
 

O alerta aos eleitores sobre a importância de se votar em candidatos “Ficha Limpa” é um dever de todos, especialmente das entidades e organizações que têm responsabilidade com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna. 

Neste ano a CNBB lança a campanha “Voto Consciente – Eleições 2012”. Com esta iniciativa, a CNBB e a Diocese de Catanduva fazem valer a tradição de sempre dar sua contribuição nas campanhas eleitorais com orientações aos seus fiéis e a todos os cidadãos, firmadas na ética e na cidadania à luz do Evangelho.
 

O papa Bento XVI lembra que “a Igreja não pode nem deve tomar nas suas próprias mãos a batalha política para realizar a sociedade mais justa possível. Não pode nem deve colocar-se no lugar do Estado. Mas também não pode nem deve ficar à margem na luta pela justiça” (Deus caritas est, 28).
 

É oportuno, portanto, recordar que “a recuperação da política passa pela moralização dos políticos como verdadeiros ‘homens de Estado’ e não ‘negociantes do poder’, enredados em jogadas pessoais. Isso exige romper os laços entre politica e negócios privados”, como já afirmara a CNBB em seu documento Ética: Pessoa e Sociedade (p. 31).
 

Nós cristãos da Igreja católica somos todos cidadãos, onde nossa atuação e testemunho comum de fé têm muito a contribuir para o bem das cidades, especialmente no serviço à justiça social, à verdade, à dignidade humana e na solidariedade para com os que mais sofrem e mais precisam das atenções do Poder Público municipal.

A Lei 9.840, que combate a compra de votos e o uso da máquina administrativa, fruto também de iniciativa popular, merece toda nossa atenção.
Por isso reiteramos nossa orientação para que os fiéis católicos votem de maneira consciente, livre e responsável, e de acordo com os princípios e valores que orientam suas próprias vidas e da fé que abraçam, não vendendo seus votos, contribuindo para que nossas cidades sejam governadas por Autoridades dignas e atentas à promoção do bem das cidades, mais que aos interesses de parte, e capazes de promover a solidariedade e a paz entre todos os habitantes.

Visite nosso site w.w.w.diocesedecatanduva.org.br e assista os vídeos da CNBB que orientam para que o voto consciente ajude a construir a cidadania.

Catanduva, 20 de setembro de 2012.
DOM OTACÍLIO LUZIANO DA SILVA
- Bispo Diocesano -

 

Nenhum comentário: