quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Assembleia Diocesana da Animação Animação Bíblico - Catequética

A Comissão para Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos realizou no domingo, dia 19 de agosto, a sua Assembleia com o tema: "Construir juntos o Projeto de Iniciação à Vida Cristã de jovens e adultos – I.V.C.ja!".

Este evento é o ponto alto de uma série de formações sobre o tema da Iniciação à Vida Cristã que a Comissão está realizando por toda a Diocese nestes últimos anos. Mais especificamente, em vista dessa Assembleia, foram realizados Encontros de Formação em todas as cidades da Baixada Santista durante os meses de abril e maio. Neles foram feitas perguntas a serem respondidas por Paróquias ou Comunidades visando elaborar um quadro da realidade dos jovens e adultos de nossa Diocese, e também a tentativa de encontrar uma primeira meta mais viável de ação.

Durante a Assembleia foi apresentado o resultado desse trabalho envolvente de grande parte dos catequistas de nossa Diocese que, entre outras coisas, serviu para visualizar a desafiadora realidade dos jovens e adultos presente no território diocesano e que é necessário intensificar o investimento na formação de lideranças tanto paroquial como diocesanas capacitando-as para trabalhar com esses interlocutores da ação evangelizadora. 
É urgente que fique claro para todos que a I.V.C. não é um trabalho só da catequese, mas que é muito mais amplo, envolvente e requer um esforço em conjunto com todas as pastorais, inclusive da catequese, que é apenas uma parte deste processo. Por este processo de evangelização, toda Igreja é responsável.

A Assembleia contou com uma presença expressiva de catequistas, mais de 500, que vivenciaram momentos forte de Oração, principalmente com a Celebração Eucarística presidida de forma acolhedora pelo Bispo Diocesano Dom Jacyr e a Celebração conclusiva do Envio. Houve também a experiência da partilha, além de muita descontração, inclusive com a apresentação do grupo "As Catequetes" que com muito carinho homenageou todos os Catequistas pelo seu dia!

Esperamos que esse importante evento ajude-nos a, juntos com toda a Comunidade Eclesial, "Crescer Rumo à Maturidade em Cristo" e fazer acontecer o Reino de Deus aqui e agora!
Mirtes Regina P. Guimarães: Responsável pela Iniciação Cristã.

Comissao AB-C


Nosso Bispo Dom Jacyr,Pe. Luis e Diáconos 

As "Catequetes"
(M.Lourdes, M.Yvone ,Mirtes, M.Salete, Teresa e Katia )

Reunidos!


Nenhum comentário: