quinta-feira, 5 de julho de 2018

ESCOLA CATEQUÉTICA REGIONAL SUL 1 - CNBB


Terceiro dia, 04 de julho, quarta feira, da Escola Catequética Regional, no

Convento das Irmãs Agostinianas, na cidade de Jundiaí.

Oração da manhã.


Dimensão Intelectual: Padre Humberto Robson de Carvalho (SP1)

Tema: A história da catequese a Luz do Concílio Vaticano II.
1 Módulo.
DIMENSÃO INTELECTUAL: Pe. Humberto (não apresentou material... somente indicações de alguns livros...)


Sobre um aprofundamento da História da Catequese pós Concílio Vaticano II... indicou esta recente e excelente obra do Pe. Lima



2° Módulo:

Dimensão Pastoral E Missionária: Padre Luís Gonzaga Bolinelli, DC (RP II).
Tema: Iniciação a Vida Cristã e Animação Diocesana.

EG 27: Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo, para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a estrutura eclesial se tornem um canal proporcionado mais à evangelização do mundo atual que à autopreservação.

EG 33: A pastoral em     chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: «foi feito sempre assim». Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades...

EG 33: ... Uma identificação dos fins, sem uma condigna busca comunitária dos meios para alcançá-los, está condenada a traduzir-se em mera fantasia... Importante é não caminhar sozinho, mas ter sempre em conta os irmãos e, de modo especial, a guia dos Bispos, num discernimento pastoral sábio e realista.
...A conversão pastoral requer que as comunidades eclesiais sejam comunidades de discípulos missionários ao redor de Jesus Cristo, Mestre e Pastor... Daí nasce a atitude de abertura, diálogo e disponibilidade para promover a corresponsabilidade e participação efetiva de todos os fiéis na vida das comunidades cristãs... ... Hoje, mais do que nunca, o testemunho de comunhão eclesial e de santidade são uma urgência pastoral.
A programação pastoral há de se inspirar no mandamento novo do amor (cf. Jo 13,35).

Padre Luís, preparou uma dinâmica, de montar uma Diocese constituída de com 5 Paróquias e sua parte Pastoral. Com Assembléia Paroquial e Diocesana.






 














Santa Missa Presidida por Dom Tomé Ferreira da Silva



Comissão AB-C - Diocese de Santos/SP 

Nenhum comentário: