domingo, 6 de março de 2016

Artigo de Março de 2016 - Padre Aparecido Neres Santana,CSS

Cristão: Identidade do discípulo Missionário

Começo este Artigo com algumas questões em relação à “identidade” do cristão. O que é ser cristão? À priori, a pergunta parece ser de fácil resposta. Seria seguir Jesus Cristo? Como? É o mesmo que ser discípulo? Na literatura bíblica, no primeiro século da Era Cristã, os cristãos eram chamados de “Nazarenos”. O nome “cristão” surge pela primeira vez na cidade de Antioquia em referência aos discípulos de Jesus. “E foi em Antioquia que os discípulos, pela primeira vez, foram chamados de “cristãos” (At 11,26b). E, “Ainda um pouco e, por teus raciocínios, fazes de mim um cristão” (At 26,28), pediu o rei Agripa. E finalmente, o termo aparece em 1Pedro, “mas se sofre como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus por esse nome” (1Pd 4,16). Vemos que a “identidade” do cristão, ou o “DNA” (como diríamos hoje) está ligado a Jesus Cristo, à sua Pessoa, à sua Missão. Por isso, ser, ou tornar-se cristão, diz o Documento de Aparecida “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, é com isso, uma orientação decisiva” (DAp 243). Diz ainda, que “a própria natureza do cristianismo consiste, portanto, em reconhecer a presença de Jesus Cristo e segui-lo” (DAp 244). Portanto, ser cristão, primeiramente é encontrar-se com a Pessoa de Jesus, na totalidade do seu Ser. Segundo, assumir por completo a missão do cristão, que é ser discípulo missionário. Aí está a “identidade” do cristão, como diz o Papa Francisco: “A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida... É algo que não posso arrancar do meu ser, se não quero me destruir... Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG 273). Entende-se que identificar-se e ser imitadores de Cristo, como aponta o Apostolo Paulo, é ser, fazer e refazer a vida a partir do paradigma missionário, de levar Jesus, a Sua Palavra a todas as pessoas, especialmente àquelas que estão vivendo nas periferias sociais e humanas. Finalmente, ser cristão é estar inserido na comunidade dos discípulos, neste encontro de fé e de amor com Cristo e com os irmãos é estar no “Caminho”: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). 

Após refletir este texto, eu me questiono: será que sou (identidade) um verdadeiro cristão? Se tenho este DNA de cristão, realmente estou assumindo ser um discípulo missionário, seguidor de Jesus Cristo, em e com toda a minha vida e principalmente em minha comunidade?

Pe. Aparecido Neres Santana,CSS - Assessor Eclesiástico da Comissão Ab-C


Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
Blog: www.abcdiocesedesantos.blogspot.com.br
E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com

Comissão AB-C – Diocese de Santos

Nenhum comentário: