quinta-feira, 4 de junho de 2015

A FESTA DE CORPUS CHRISTI

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hocmundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado.

Por solicitação do papa Urbano IV, que, na época, governava a Igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus de hoc mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.



Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.



A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

(Fonte: Divulgação)


MENSAGEM DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA,SDB, BISPO DIOCESANO DE SANTOS PARA A FESTA DE CORPUS CHRISTI 2015.



MENSAGEM DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA,SDB, BISPO DIOCESANO DE SANTOS PARA A FESTA DE CORPUS CHRISTI 2015.
MENSAGEM DE DOM TARCÍSIO SCARAMUSSA,SDB, BISPO DIOCESANO DE SANTOS PARA A FESTA DE CORPUS CHRISTI 2015.
Posted by Diocese De Santos Dcs on Sexta, 29 de maio de 2015

Nenhum comentário: