quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã



De 06 a 09 de novembro na cidade de São Caetano do Sul (SP), na Matriz Sagrada Família, aconteceu o Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, reunindo representantes dos seus 18 regionais, sob o lema “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (Atos 4,20).

O Seminário teve por objetivo mostrar aos 200 participantes, entre eles bispos,  padres e religiosas, como está  se desenvolvendo a Catequese com Inspiração Catecumenal em algumas partes do Brasil. Este Seminário teve um formato ousado, deixando de lado as tão conhecidas palestras,  e apresentando relatos de algumas  experiências desse processo tão almejado por todos.

O regional Nordeste III – Aracaju apresentou os resultados do “Alerta”, evento de evangelização destinado aos jovens.
O Regional Sul 1 – São Paulo, de catequese junto às pessoas com deficiência.
O Regional Norte II – Abaetetuba (PA), junto às comunidades ribeirinhas.

O Seminário evidenciou a acolhida e a preocupação do Brasil a essa nova metodologia, e seu objetivo foi a de criar uma linguagem mais unificada ao ministrar a catequese, adequando-a as realidades brasileiras, e ressaltando a importância de uma verdadeira Conversão Pastoral Missionária da Igreja.

Nós, catequistas, Maria de Lourdes Farto Chaves, Katia Gonçalves Esteves e Mirtes Regina de Paula Guimarães que participamos, voltamos com a grata convicção por perceber que estamos enquadradas dentro deste novo jeito de Evangelizar e conscientizadas de que temos muito que caminhar ainda, voltar à base da fé, priorizar e trabalhar a Conversão total da Diocese. Com tudo, o que ouvimos, fomos chamadas a ousar, a realizar o novo, não deixando a responsabilidade absoluta com a catequese, justamente por perceber que este é um trabalho de toda Igreja e que porque, a Iniciação à Vida Cristã é maior que esta. Vale nos perguntar: como as demais Pastorais de nossa Diocese, estão trabalhando a questão da Iniciação à Vida Cristã? Nós, enquanto Comissão, estamos lançando as sementes, como um bom semeador deve fazer. Mas queremos ecoar a todas elas (pastorais), envolvendo-as neste processo tão abrangente!
Para isto, precisamos realizar com urgência um trabalho catequético evangelizador diferente, “para que no futuro tenhamos frutos melhores”.
Neste Seminário, dentre todos os momentos de Graça vividos, aconteceu um muito esperado... O lançamento oficial do “Itinerário Catequético com Inspiração Catecumenal”. Livro este, que iremos trabalhar em 2015 em nossa Diocese.

Fonte do texto e foto: Maria de Lourdes Farto Chaves, Katia Gonçalves Esteves e Mirtes Regina de Paula Guimarães

Nenhum comentário: