domingo, 26 de agosto de 2012


Comissão para a
Animação Bíblico-Catequética
– Diocese de Santos –

O Sínodo sobre a Nova Evangelização

No próximo mês vai acontecer no Vaticano uma importante reunião de vários Bispos das diversas partes do mundo e que será presidida pelo próprio Papa Bento XVI. Trata-se da XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos que será realizada de 7 a 28 de outubro e abordará o tema "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã".
Desde o Concílio Vaticano II já ficou tradição que a cada três anos, mais ou menos, aconteçam essas reuniões para se tratar de temas atuais, que dizem respeito à missão evangelizadora e às atividades pastorais da Igreja. Da mesma forma, todos aguardam que pouco tempo depois o próprio Papa publique um documento, chamado de “Exortação Apostólica”, onde transmita a toda a Igreja as principais reflexões e orientações sobre o tema do Sínodo.
Muitos destes Sínodos trataram temas que interessam diretamente a todos os que têm a missão da animação bíblico-catequética e que estão em sintonia direta com o tema da “Nova Evangelização”.
De fundamental importância foi aquele realizado em 1974, que tratou o tema da Evangelização no mundo de hoje, e a Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi”, de 1975, na qual o Papa Paulo VI perguntou logo no começo: “O que é feito, em nossos dias, daquela energia escondida da Boa Nova, capaz de impressionar profundamente a consciência dos homens? Até que ponto e como é que essa força evangélica está em condições de transformar verdadeiramente o homem desse nosso século? Quais os métodos que se deverão seguir para proclamar o Evangelho de modo que a sua potência possa ser eficaz?”
O Sínodo seguinte, realizado em 1977, tratou explicitamente do tema da Catequese e a Exortação Apostólica publicada em 1979 pelo Papa João Paulo II recebeu o nome “Catechesi Tradendae” ou “A Catequese Hoje”. Muitas coisas que realizamos com normalidade na catequese de hoje, tem seu fundamento nesse documento. É também aqui que encontramos essa afirmação: “A catequese de adultos é a principal forma da catequese, porque se dirige a pessoas que têm as maiores responsabilidades e a capacidade para viverem a mensagem cristã na sua forma plenamente desenvolvida”.
Entre tantos outros, como não se lembrar do Sínodo sobre a Vocação e Missão dos Leigos, de 1987 e o último, que foi realizado em 2008, sobre a Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja e que culminou com a Exortação Apostólica “Verbum Domini” do Papa Bento XVI?
Vamos nos unir em oração pelo bom êxito dessa Assembleia, desejando que se realize o que o próprio número 9 do “Instrumento de Trabalho” em preparação do evento expressa: “A partir da celebração do Sínodo espera-se que a Igreja multiplique a coragem e as energias em favor de uma nova evangelização que leve a redescobrir a alegria de acreditar e ajude a encontrar o entusiasmo em comunicar a fé. Não se trata apenas de imaginar qualquer coisa de novo ou de lançar iniciativas inéditas para a difusão do Evangelho, mas de viver a fé na dimensão do anúncio de Deus”.

Reflexão e aprofundamento: Entendi o significado de um Sínodo dos Bispos e sua importância para a vida da Igreja? O que já ouvi falar a respeito do Sínodo sobre a Nova Evangelização? Quais expectativas podemos ter em relação a esse Sínodo?



- Novas Mídias de nossa Comissão:

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: