domingo, 3 de maio de 2020

ARTIGO DE MAIO 2020 - PADRE APARECIDO NERES SANTANA, CSS




"EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA"


Neste Artigo Bíblico-Catequético, refletiremos sobre o Mistérios Pascal do Senhor Jesus no Evangelho de São João (14, 1-12). Podemos, perceber, que o capítulo 14 é uma catequese que ensina as comunidades a viver sem o Jesus “Histórico”, isto é, sem a Sua presença. Neste início, os apóstolos as primeiras comunidades cristãs, tinham mais perguntas do que respostas, por isso, fazem tantas indagações. As inquietações de, Tomé (Jo 14, 5) e Filipe (Jo 14, 8), eram também as inquietações das comunidades. O nosso texto inicia-se com uma exortação – “Não se perturbe o coração de vocês!” (Jo 14,1).  Essa exortação indica um ambiente de medo, apreensão e de busca de respostas para a compreensão da passagem do Jesus histórico ao Jesus ressuscitado: são duas realidades. O discurso de Jesus, é no sentido de superação do medo. O medo é superado pela fé e coragem. Diante de tantas preocupações, o que fazer? Como caminhar? Como viver a fé? Por isso, o centro do texto está na resposta de Jesus, aos discípulos – “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida e Ninguém vem ao Pai se não por meio de mim” (Jo 14,6), o texto indica que devemos olhar para Jesus. Olhar para Jesus, é ouvir e ver o que ele falou e fez. Sem o Caminho não se anda. Para encontrar o Caminho é preciso saber aonde estamos, e aonde queremos chegar. Qual é a meta? Pensa no CAMINHO, especialmente, neste tempo da Pandemia do Covid 19? Qual a VERDADE, diante de tantas situações de agressões à vida? Qual a VIDA que queremos? Jesus quando nos fala do bom pastor diz -  Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). O Caminho, a Verdade e a Vida, é o caminho de luz, não de trevas. E, finalizando, “”ninguém vem ao Pai se não for por meio de mim”, primeiro, é uma crítica ao judaísmo, segundo, só em Jesus é que se pode e se deve ter a experiência do Pai. As palavras de Jesus são as palavras do Pai. Jesus não promete aos discípulos nenhum outro ver de Deus a não ser o ver da fé na presença de Deus, que se manifesta na aparição Histórica de Jesus. A filiação, ligação do Pai com o Filho, é a filiação e ligação do Filho com os discípulos, “Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,2). Portanto, hoje, somos chamados e enviados como discípulos(as) para catequisar, e evangelizar.

 Para refletirmos:
Assim como os discípulos, temos dúvidas, medos e perturbações, especialmente neste tempo de quarentena do COVID-19, sai de casa, fica em casa. Como discípulos-missionários, entende-se que seguir Jesus como Caminho, Verdade e Vida é catequisar, fazer ressoar a palavra de fé e esperança, especialmente pelas mídias sociais, que defendam a vida.
 A vida é mais importante do que o dinheiro, o mercado. Dizia São Gaspar Bertoni, fundador da Congregação dos Estigmatinos – “Os tempos difíceis são os mais oportunos” – e a Madre Paulina – Nunca, jamais, desanimeis, embora venham ventos contrários”. Precisa dizer mais alguma coisa? Coragem! Não tenham medo!

  

Padre Aparecido Neres Santana, CSS – Assessor Eclesiástico da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.


Nenhum comentário: