segunda-feira, 2 de março de 2020

Artigo de Março 2020 - Padre Aparecido Neres Santana, CSS - Diocese de Santos/SP


“LEVANTAI-VOS. NÃO TENHAIS MEDO.




Neste Artigo Bíblico-Catequético, refletiremos o Evangelho de Mateus 17,1-9, que corresponde ao Segundo Domingo da Quaresma, ciclo A do Ano Litúrgico. O centro desse relato complexo, chamado tradicionalmente a «Transfiguração de Jesus», originado a luz da fé pascal, é ocupado por uma voz que vem de uma «nuvem luminosa», símbolo que se utiliza na Bíblia para falar da presença sempre misteriosa de Deus, que, manifesta pra iluminar a vida. Ela acontece no Monte, como no Monte Sinai (cf. Ex 24,16). A ordem dos nomes de Moises e Elias, v.3, deixa claro que eles representam a Lei e os Profetas, do Primeiro Testamento, e são as testemunhas, isto é, os fiadores da divindade de Jesus, que é o centro do texto. Após o anúncio da sua morte trágica, escandalosa, os Apóstolos entram em crise, até porque os Apóstolos, esperavam um rei forte, como os reis do império, não um rei humilhado, condenado como um malfeitor (cf. Dt 21,22). Subir é descer o monte, é a superação da crise de fé dos Apóstolos, simbolizados em Pedro, Tiago e João. Apenas após a ressurreição, à luz da Páscoa, eles compreendem a fundo, pela primeira vez, quem era Jesus e o sentido da sua morte  trágica. Aqui nasce a profissão de fé empírica, de que Jesus é o Filho de Deus. A crucificação não parece ser mais uma derrota. Notemos ainda, as frases: “Este é o meu Filho, em quem me comprazo, ouvi-o”, (Mt 17,5) e “Levantai-vos e não tenhais medo” (Mt 17,7). Os verbos, ouvir e levantar, indicam movimento, ação bastante forte dos discípulos, na compreensão de que devem olhar, ouvir Jesus, e sair da tenda, descer o Monte, pra anunciar o Reino de Deus, sem medo. A transfiguração de Jesus, é a transfiguração dos Apóstolos, dos Discípulos, de ontem e de hoje. Transfigurar os corações, as relações, a sociedade e o mundo em que vivemos. Transferir-se da rota da  injustiça, para a justiça, do ódio, para o amor, da morte, para a vida.       



».
Para refletirmos: Estamos vivendo este tempo, a partir da Iniciação à Vida Cristã, as missões nas casas, buscando todos aqueles e aquelas, a quem falta algum dos sacramentos – Batismo, Eucaristia ou Crisma.
Estamos dispostos a escutar Jesus e levantar-nos das nossas tendas, para irmos de casa em casa, em busca dos irmãos e irmãs afastados(as) da vida da comunidade? “Levanta-te, não tenhais medo?”

Padre Aparecido Neres Santana, CSS – Assessor Eclesiástico da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

Nenhum comentário: