domingo, 8 de setembro de 2019

ASSEMBLEIA REGIONAL SUL I - CNBB -DA ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA


Aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de setembro de 2019, no Centro de Convivência Mãe do Bom Conselho, em Jundiaí, a 33ª Assembleia de Catequistas do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Formado por 42 dioceses e seis regiões episcopais, o Regional Sul 1 da CNBB recordou nos dois dias de encontro, os 40 anos Catechesi Tradendae, uma Exortação Apostólica pós-sinodal, do Papa João Paulo II, de 16 de outubro de 1979, “sobre a catequese do nosso tempo”

TEMA: CATECHESI TRADENDAE, A CATEQUESE DO NOSSO TEMPO

CATEQUESE, TAREFA PRIMORDIAL DA COMUNIDADE MISSIONÁRIA

Celebrando 40 anos da Exortação Apostólica –  Papa João Paulo II, 1979

Palestrante: Pe. Paulo Gil



CATEQUESE TRADENDAE  EM DIALOGO COM O NOSSO TEMPO
Pe Paulo Gil

O Padre Paulo Cesar Gil, Coordenador da Pastoral Catequética da Arquidiocese de São Paulo, assessorou a assembleia que teve como tema: “A atividade catequética como tarefa primordial da missão da Igreja: celebrando os 40 anos da Catechesi Tradendae”.

NÓS TEMOS UM ÚNICO MESTRE, JESUS CRISTO:

Por em comunhão com a pessoa de Cristo
O Cristocentrismo de toda a catequese autêntica... No centro da catequese nós encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus de Nazaré, “Filho único do Pai, cheio de graça e de verdade”, que sofreu e morreu por nós, e que agora, ressuscitado, vive conosco para sempre. Catequizar = é levar alguém, a perscrutar o “Mistério de Cristo”.

A finalidade definitiva da catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo. 

“No início do ser cristão não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo” - DCE,1
Somente Cristo pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade.

Maria, mãe e modelo do discípulo
Por vocação singular, Maria viu o seu Filho Jesus crescer “em sabedoria, em estatura e em graça”. Sobre os seus joelhos e ao ouvi-lo durante a vida oculta de Nazaré, esse Filho, foi por um lado formado por ela no conhecimento humano das Escrituras e da história do desígnio de Deus sobre o seu Povo, assim como na adoração do Pai; Ela foi a primeira dos seus discípulos: primeira quanto ao tempo, porque ao encontrá-lo no Templo, ela recebe do seu Filho adolescente lições que conserva no seu coração; e a primeira, sobretudo, porque ninguém foi assim “ensinado por Deus”.
Mãe e ao mesmo tempo discípula... Um catecismo vivo, mãe e modelo dos catequistas.




CATEQUESE TRADENDAE

Formador: Pe. Paulo Gil 
Coordenador Regional Sul I: Pe. Marcelo Machado.
Bispo Referencial para a Comissão de Animação Bíblico Catequética do Regional Sul1 da CNBB.: Dom Milton Kenan Junior 


A Comissão AB-C da Diocese de Santos marcou sua presença. 

Nenhum comentário: