segunda-feira, 5 de agosto de 2019

ARTIGO DE AGOSTO DE 2019 - PADRE APARECIDO NERES SANTANA

O VALOR DA VIDA

Neste Mês Vocacional, no artigo Bíblico Catequético-Missionário do 18º Domingo do Tempo Comum, refletiremos a passagem do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas 12,13-21. O texto inicia-se com o grito de um jovem do meio da multidão, preocupado com seus bens terrenos. Ele ordena a Jesus: “Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança” (Lc 13,1). A resposta de Jesus é o centro do texto: “Mesmo na abundância, a vida do homem não é assegurada por seus bens” (Lc 13,15). Para a compreensão dos discípulos e do povo, Jesus conta a parábola de um jovem rico. Se olharmos o que vem antes e depois do nosso texto, constataremos que a parábola é dirigida mais aos discípulos do que ao povo: “Começou a dizer, em primeiro lugar, aos discípulos” (Lc 12,1), e ainda: “Não vos preocupeis com a vida, com o que haveis de comer e beber...”, “...Pelo contrário, buscai o seu Reino, e essas coisas vos serão acrescentadas” (Lc 12, 22-32). A parábola começa com o monólogo do homem rico. Após uma grande colheita, entra num dilema sobre o que fazer, já que não tinha lugar pra acumular tanta quantidade de bens. Neste monólogo o homem rico só pensa em si e na sua riqueza, nos seus bens. O monólogo decorre sempre na primeira pessoa do singular: “O que hei de fazer? Onde guardar a minha colheita... meus celeiros... meu trigo... meus bens... minha alma...” (13. 16-20). Não entram pessoas na sua vida. Aonde estão a mulher, filhos, pais, parentes, amigos? A vida vale mais do que as coisas que a sustentam! E mais: o Reino é um dom do Pai entregue à comunidade dos discípulos, mesmo se pequena, ameaçada e indefesa como um pequeno rebanho (Lc 12,32). Segundo, o Reino começa a se implantar lá onde os bens dos discípulos são postos à disposição dos pobres” (Lc 12, 33-34). Após resolver o seu dilema, o homem rico, na conclusão da parábola, depara-se com Deus, que diz: “Insensato, nessa mesma noite ser-te-á reclamada a alma. E as coisas que acumulaste, de quem serão? Assim acontece àquele que ajunta tesouros para si mesmo, e não é rico para Deus” (Lc 13, 20-21). Ademais, a libertação do discípulo da angústia cotidiana é uma abertura confiante e total ao Reino, que na prática é um discernimento de si mesmo para caminhar com todas as forças na construção do mundo da justiça, da caridade, da vida e da paz.


Para refletirmos: Se houver preocupação pelo Reino todos terão o necessário, pois a Comunidade estará organizada a partir da solidariedade e da partilha. Será que, para nós, o Reino de Deus está sendo o centro de toda a nossa preocupação? De que valerá a vida senão a orientarmos para Aquele que nos criou e deu a vida para a salvação de todos?


AGENDA 

- Retiro Diocesano para Discípulos Missionários: Catequistas e Evangelizadores. Este retiro acontecerá em todas as cidades de nossa Diocese. 

- 27/8 - 15h30 - Tarde Mariana - Na Catedral Diocesana. 

- Estudo Bíblico 2019. 

Mais informações com a equipe da Iniciação à Vida Cristã Paroquial de sua Paróquia, ou com a Coordenação de sua região.

Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: