sábado, 3 de novembro de 2018

RETIRO DA ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL -DIOCESE DE SANTOS/SP

RETIRO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL
TEMA: DISCÍPULOS E SERVIDORES DA PALAVRA DE DEUS
NA MISSÃO DA IGREJA
– 2018 –

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda a boa obra. (2Tm 3,16-17)






Este retiro aconteceu sábado dia 03 de novembro na Ordem Franciscana Secular. Rua Pe. Visconti, 6 Embaré/ Santos.


"Evangelizadores com Espírito quer dizer evangelizadores que se abrem, sem medo a ação do Espirito Santo. No Pentecostes, o Espírito faz os Apóstolo s saírem de si mesmos e os transforma em anunciadores das maravilhas de Deus. Além disso, o Espírito Santo infunde a força para anunciar a novidade do Evangelho com ousadia, mesmo contra a corrente"(EG. 259).




Momento de acolhida:

Deus que se Revela entre nós



A grande contribuição dada pela Dei Verbum(1965) foi o conceito de revelação em perspectiva de diálogo entre Deus e seus filhos, cuja iniciativa procede de Deus. Entende-se desde então, que a Palavra de Deus não se revela somente para instruir a respeito de realidades sobrenaturais ou doutrinais ás quais a razão deve acolher, mas para comunicar a Salvação na forma de um encontro.


DANÇA DE ACOLHIDA: Faremos juntos a experiência de sentir a grande presença do Senhor Deus, que se Revela em nosso meio e de modo muito especial em meu e seu coração.  Vamos formar uma grande roda, para caminharmos a serviço do outro:  Estaremos não só mudando os passos, mas nos preparando para sentir o Deus que se revela. O Senhor Deus nos fala das diversas formas, e hoje não é diferente, vamos nos preparar para ouvi-lo. A palavra Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação” ou “presença de Deus, habitando no meio do povo.



Oração Inicial:

Animador - Invoquemos o Espírito Santo:
Ó divino Espírito Santo, dai-nos:
Todos - Um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspira­dora; fechado às ambições mesquinhas; alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da santa Igreja.
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Se­nhor Jesus.
Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos.
Um coração grande e forte, para superar as provações, tédio, cansaço, de­silusão e ofensa.
Um coração grande e forte e constante, até o sacrifício quando for neces­sário.
Um coração grande e forte e constante cuja felicidade é palpitar com o Coração de Cristo e cumprir humildemente, fielmente e corajosamente a vontade do Pai em nossa missão.

Amém. (Beato Papa Paulo VI).




Momentos Marcantes do Retiro:
















Palestrante: Padre Aparecido Neres Santana, CSS (Pe. Cido)



Comissão Diocesana de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral.

Nenhum comentário: