terça-feira, 18 de setembro de 2018

Assembleia Regional de Catequese do Regional Sul 1 da CNBB



Entre os dias 14 a 16 de novembro, na casa das Irmãs Agostinianas realizou-se a Assembleia Regional de Catequese do Regional Sul 1 da CNBB com representantes das 8 sub-regiões pastorais, num total de 120 participantes.
Teve como tema O leigo: sujeito na história e no mundo, em comunhão com toda a Igreja do Brasil que vive o ano nacional do Laicato.


A assembleia foi assessorada pelos professores  e doutores, Joel Gracioso, pós-graduado em filosofia e teologia e Érico Fumero, da diocese de São José do Rio Preto.

Na abertura realizou-se a memória os frutos colhidos pela Iniciação à Vida Cristã nos últimos anos. Ainda no primeiro dia contou-se com a colaboração do prof. Érico, dando algumas pistas sobre o Documento da CNBB, nº 105 “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade: Sal da Terra e Luz do Mundo”.


No sábado dia 15 o prof Dr Joel Gracioso pode desde sua experiência eclesial apontar caminhos de reflexão sobre a natureza e função dos leigos na igreja e na sociedade.


Encerrou se a Assembleia no domingo com algumas orientações práticas, conduzidas pelo padre Marcelo Machado, coordenador do regional, possibilitando algumas lembranças do Documento da CNBB, nº 107 “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, em vista do ministério dos catequistas, como sujeitos eclesiais.



Todo o trabalho da assembleia ficou a cargo do padre Marcelo Machado, assessor do Regional Sul 1 da Animação Bíblico-catequética.
Segundo o padre Marcelo, na ocasião os catequistas encontraram um ambiente de convivência fraterna, onde puderam partilhar seus trabalhos e juntos rezarem. “O encontro foi uma oportunidade de retomar o tema do laicato na Igreja. ainda mais com os catequistas porque são um grupo volumoso de leigos e leigas nas nossas comunidades”.
Ainda de acordo com ele, “o desafio, sem dúvida, é conscientizar a Igreja da importância de reconhecer os leigos e leigas como sujeitos eclesiais da evangelização. Um tema muito querido no último Concilio Ecumênico e que sem dúvida, fortalece a comunidade nos seus diferentes carismas e ministérios ”, finalizou padre Marcelo.
Ainda durante a Assembleia buscou-se comunhão junto a igreja do Brasil em preparação a 4ª Semana Brasileira de Catequese sobre a Iniciação à Vida Cristã, organizada pela Dimensão Bíblico Catequética, a acontecer em Indaiatuba-SP (Itaici) dos dias 14 a 18 de novembro de 2018.


Nenhum comentário: