domingo, 6 de maio de 2018

Artigo de Maio de 2018 - Padre Aparecido Neres Santana

COMO JESUS INAUGUROU A CATOLICIDADE DA IGREJA:  ENVIOU SEUS DISCÍPULOS “IDE E FAZEI DISCÍPULOS MEUS TODOS OS POVOS, BATIZANDO-OS EM NOME DO PAI E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO”.

Neste Artigo Bíblico-Catequético refletiremos o Evangelho de Mateus 28, 16-20. Cada ano, após Pentecostes, desde o século XIV, celebramos a festa da Trindade Santa: a festa de Deus, o Deus único e Trino, o Deus em pessoas. De fato, Deus é relação e comunhão com a sua criação, conosco. Estamos diante de um texto cristológico e eclesiológico, pós-pascal. O texto inicia-se com o lugar indicado por Jesus, na Galiléia, sobre o monte. “Galiléia” significa mais do que o local geográfico! Lugar do início da vida pública (Mt 4,23ss), lugar da missão de Jesus, onde ele serviu os pobres e marginalizados do império romano. O monte é o lugar onde se revela o Deus da vida (Ex 3,1ss). Esse texto, tem três partes bem delimitadas. Primeira: Jesus declara solenemente que o Pai lhe deu um poder ilimitado e universal Jesus se aproximou e lhe disse: Foi me dado por Deus todo poder no céu e na terra” (Mt 28,18). Segunda: há uma ordem explícita, que tem como objetivo a missão da Igreja no mundo: “Ide e fazei discípulos todos os povos...” (Mt 28,19).  Terceira: há uma palavra de promessa, que assegura sua presença entre os discípulos “E eu estarei convosco para sempre, até o fim do mundo” (Mt 28,20).
   A centralidade do texto está, no mandato missionário. Continuar a missão de Jesus, passando a responsabilidade, para a Igreja, a comunidade dos discípulos. A missão é Católica, isto é, Universal. É permanente, para disseminar o Reino de Deus, para que todas as culturas, raças, etnias, cheguem ao conhecimento da verdadeira face de Deus. Assim, Mateus, mostra que a Igreja é missionária pela sua natureza. A missão vem por primeiro: a Igreja nasce da missão. E, uma Igreja, que não é missionária, mas estagnada, acomodada, está traindo a sua natureza e identidade. Não existe outra alternativa. Missão não é proselitismo, não é simplesmente, angariar novos adeptos para a Igreja, mas é continuar a missão de Jesus, cuja mensagem tem como foco a chegada do Reino de Deus. Portanto, somos chamados a sairmos dos limites visíveis das nossas comunidades, em um diálogo profético com todas as pessoas de boa vontade, e assim colaboremos com a vinda do Reino de Deus. Ser profeta hoje, é ser discípulos-missionários do Deus da Vida, curando e libertando as pessoas de todos os males.



Para refletirmos: No Evangelho destaca-se o mandato missionário de Jesus: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos...” Mt 19). O Documento 107 da CNBB, com o título “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar discípulos missionários”, nos dá orientações para a missão. Será que estamos sendo missionários, catequizando, formando, discípulos missionários como pede Jesus?
Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: