segunda-feira, 4 de abril de 2016

Artigo de Abril de 2016 - Padre Aparecido Neres Santana,CSS

Caminho Pascal do Discipulado

Queremos neste Artigo, em continuidade com o de março, finalizado com o Evangelho “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo 14,6), mostrar que a vida do cristão-discípulo, não se resume a alguns momentos, especialmente daqueles celebrativos, mas percebê-la como um processo, um itinerário permanente. Pascoa é o tempo do discipulado por excelência, da vitória da vida sobre a morte. Não é o caminho dos derrotados - volta para casa, como os discípulos de Emaús -, mas é o caminho alegre, da certeza do encontro com o ressuscitado, como testemunhas fiéis do amor de Deus.  É o tempo da Luz resplandecente, que dissipa as trevas da morte e do pecado. É o tempo de missão, de descobrir e fazer o Caminho. E tempo de superarmos os nossos medos, de abrirmos as portas e colocarmo-nos no Caminho: “Ao anoitecer daquele dia, ...estando fechadas as portas por medo dos judeus” (Jo 20,19), vencendo a apatia e o comodismo.
No Livro dos Atos dos Apóstolos, encontramos a palavra Caminho com letra maiúscula, várias vezes: “...com mais exatidão, expuseram-lhe o Caminho” (At,18,26); “Alguns... falavam mal do Caminho”, (At 19,9); “Houve um tumulto grave a respeito do Caminho” (At, 19,23); “Persegui de morte este Caminho” (At 22,4);” ...é segundo o Caminho, a que chamam de seita, que eu sirvo ao Deus de meus pais” (At 24,14). Como vemos, os Apóstolos, os Discípulos, os primeiros Cristãos, entendiam “Caminho”, como viver e anunciar o Evangelho. Constatamos, que, a    Igreja em “Saída”, apontada pelo Papa Francisco, é uma Igreja que está no Caminho da missionariedade, do Ser/Fazer discípulos, com a mesma força dos primeiros cristãos.
É por essa razão que a Igreja, destaca em seus documentos, a formação dos cristãos em todos os níveis, especialmente na Catequese Permanente, com Inspiração Catecumenal e para a missão. Ademais, neste tempo Pascal, tempo da missão, o Papa Francisco afirma que, “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo a ação do Espírito Santo” (EG 259). Com coragem, devem ir as periferias humanas e sociais, e tocar nas “chagas de Cristo” (Mt 25, 31-46), no irmão que sofre.
Reflexão e aprofundamento: Implementar a Catequese de Inspiração Catecumenal é um trabalho em conjunto com toda a comunidade eclesial. Sua comunidade já está seguindo este trabalho em conjunto? E você, está aberto a seguir este caminho, aceitando as novas propostas para enriquecer suas experiências pessoais ao acolhimento missionário e assim trabalhar para o Reino de Deus?

Desejamos a todos que estão no Caminho uma feliz Páscoa!

Padre Aparecido Neres Santana, CSS 
Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C Diocese de Santos- SP



AGENDA
Ø  - Previsão do Calendário 2016:
Formação de Catequistas para o mês de Abril de 2016:

09 - Bertioga -- 14h - Capela - Riviera de São Lourenço
15 - Mongaguá -- 19h30 -  Paróquia N.S.Aparecida
16 - Centro I e II -- 14h - Paróquia São José
30 - Itanhaém -- 08h30 - Paróquia N.S.Sion - Suarão

             Estão previstas formações por cidade de nossa diocese. Informe-se com o seu Coordenador e participe!

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
                Blog: www.abcdiocesedesantos.blogspot.com.br
                Facebook: www.facebook.com/abcsantos
                E-mail: abcdiocesedesantos@gmail.com             

Nenhum comentário: