domingo, 2 de agosto de 2015

Artigo de agosto de 2015 - Pe. Luís Gonzaga Bolinelli


O necessário salto de qualidade!   



A proposta de um significativo encontro com Jesus é realizada pelos mais variados grupos, movimentos, pastorais e associações ligadas à Igreja. Normalmente são experiências simples, às vezes até emotivas, onde se desenvolve um primeiro anúncio das verdades sobre Jesus Cristo e levam as pessoas a se encantarem com a possibilidade de terem suas vidas renovadas. Toda essa riqueza é de fundamental importância para a atividade evangelizadora da Igreja, na medida em que dá oportunidade às pessoas de iniciarem um caminho de fé.
Aliás, é importante que a gente se pergunte: consigo perceber que já fiz esse encontro marcante e significativo com Jesus Cristo em minha vida? Pelo fato de eu ser hoje um catequista, um evangelizador, tenho que ter bem claro que Jesus é a referência fundamental para todas as minhas atitudes em qualquer momento e lugar.
Em todo caso, apesar de todo esse esforço e dedicação, é fácil perceber uma grande dificuldade presente na ação evangelizadora da Igreja hoje: permanece o desafio de levar essas mesmas pessoas a darem o necessário salto de qualidade; é preciso dar-lhes a possibilidade de passar de uma fé puramente emotiva, para aquela fé do verdadeiro discípulo missionário de Jesus Cristo.
Também aqui é necessário a gente se perguntar: o que tenho feito para dar mais qualidade na motivação e vivência de minha fé? Afinal, como posso transmitir autenticamente Jesus, com todas as suas propostas de vida plena, se eu mesmo não as conheço ou não me esforço em vivê-las?
Esse é o grande desafio do processo de evangelização e cabe justamente à catequese realizá-lo: levar a pessoa a aprofundar aquele primeiro anúncio recebido um dia, mostrando, passo a passo, as exigências que a fé e o seguimento de Jesus trazem consigo. Como nos lembra o Papa Francisco: “Cada ser humano precisa sempre mais de Cristo, e a evangelização não deveria deixar que alguém se contente com pouco, mas possa dizer com plena verdade: «Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20).”
No próximo dia 30 de agosto vamos celebrar o Dia do Catequista. Em nome de toda Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos, desejo a todos muita Luz e Força do Espírito Santo para que vocês realizem com alegria, disposição e fé autêntica a bonita e importante missão que o Senhor Jesus lhes confiou. Parabéns!

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 21º Domingo do Tempo Comum deste ano se reflete o texto bíblico: Jo 6,60-69. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Quais são as exigências de Jesus que eu percebo como um peso para mim? Já senti vontade de abandonar minha fé cristã? Por quê? Por qual motivo continuo firme em minha fé cristã?


AGENDA
Ø  Retiro de Catequistas: Terá 4 horas de duração com o tema: Amar como Jesus amou. É necessário levar: Bíblia, Itinerário Catequético e material para anotações pessoais:
ü  08/08 em Peruíbe na Paróquia São José Operário, às 14h;
ü  15/08 em Bertioga na Capela da Riviera, às 14h;
ü  22/08 em Praia Grande na Paróquia N. Sra. das Graças – Ocian, às 08h;
ü  29/08 em Cubatão na Capela Perpétuo Socorro, Av. Principal 3211 – V. Esperança; às 14h;
ü  05/09 em São Vicente na Paróquia São José de Anchieta, às 14h;
ü  12/09 em Guarujá na Paróquia N. Sra. das Graças – Vic. Carvalho, às 14h;
ü  26/09 em Santos/Centro I e II na Paróquia São José Operário, às 14h;

Ø  Encontro Diocesano de Formação da AB-C sobre o Evangelho de João: será no dia 1º de setembro (terça feira) das 09h às 17h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Santos, com a assessoria de Padre Boris. Fonte: Texto Base do Mês da Bíblia. Peça informações para o Coordenador da AB-C de sua Região.

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: