sábado, 7 de fevereiro de 2015

Diocese de Santos se prepara para a Quaresma






Missa de Cinzas será celebrada no dia 18 de fevereiro, às 9 horas, na Catedral de Santos.

A Diocese de Santos celebra a Missa de Cinzas no dia 18 de fevereiro, às 9 horas, na Catedral de Santos, presidida por Dom Jacyr Francisco Braido, Bispo Diocesano de Santos, com a presença de Dom Tarcísio Scaramussa, Bispo coadjutor, padres das nove cidades da Baixada Santista, religiosas, seminaristas e leigos das comunidades.
A Missa de Cinzas abre o Tempo da Quaresma, período de quarenta dias, em que os cristãos se preparam para a grande celebração da Páscoa do Senhor Jesus (29/3 a 5/4 – Semana Santa e Páscoa), a maior festa do Calendário Litúrgico da Igreja Católica. Sobre este Tempo, Dom Tarcísio explica: “Estamos para iniciar a preparação para a grande festa da Páscoa com a caminhada quaresmal, a iniciar-se na 4ª. Feira de Cinzas (18/2). É um tempo que nos convida a voltar às fontes da alegria, unindo nossa vida à de Cristo, e renovando-nos para a participação mais comprometida com a missão evangelizadora da Igreja... Os exercícios de penitência da quaresma deverão ajudar-nos neste processo de conversão permanente. A oração nos aprofunda no mistério de Deus, e nos alimenta para a missão. O jejum abre espaços para Deus em nossa vida, nos tira de nosso egoísmo e do apego às nossas coisas e ideias que nos paralisam na mesmice. A esmola, a prática da caridade, o empenho na Campanha da Fraternidade nos aproximam de Deus, pois Ele se deixa encontrar no outro a quem servimos”.
E é neste Tempo da Quaresma também que a Igreja Católica no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, em que conclama os cristãos a voltarem a atenção para aspectos específicos da realidade que precisam de mudanças. Este ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema “Eu vim para servir”. Sobre este tema, o bispo diocesano Dom Jacyr Braido, lembra: “Ela nos leva a refletir sobre a Igreja como comunidades que vivem na sociedade e dela participam. A Igreja com os discípulos de Cristo atua, constrói e constitui a sociedade. Os cristãos não desejam privilégios, mas têm o direito de participar da vida da sociedade. Os documentos do Concílio Vaticano II afirmam que os cristãos são chamados a SERVIR. No servir, TRANSFORMAR. No servir, construir uma sociedade sempre mais fraterna, justa e solidária.”
Dentre os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade de 2015, estão: “fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade; apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da Doutrina Social da Igreja; atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária” (cf. texto base, p. 14).
Em relação ao “gesto concreto” que as igrejas são chamadas a realizar neste período da Campanha da Fraternidade, a Diocese de Santos, estará intensificando a coleta de assinaturas nas paróquias das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (área de abrangência da Diocese) para o “Projeto de Lei de Iniciativa Popular”, elaborado pela Coalização pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que busca afastar das eleições o financiamento de empresas, melhorar o sistema eleitoral, promover a inclusão política das mulheres, dos grupos sub-representados e aperfeiçoar a democracia direta. A Coalização é formada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), OAB, MCCE, Plataforma dos Movimentos Sociais e mais de 98 entidades da sociedade civil. As paróquias estarão recebendo as folhas de coletas que depois serão devolvidas ao Centro Pastoral Diocesano e enviados a Brasília.

Nenhum comentário: