domingo, 8 de junho de 2014

Artigo Pe.Luís Gonzaga - Junho de 2014



Jesus! Mas qual Jesus?


Conhecer, acolher, vivenciar e anunciar Jesus Cristo são características fundamentais dos que são verdadeiros discípulos missionários do Senhor.
Conhecer esse Deus que se fez pessoa humana é mais do que saber sua história. Não basta saber detalhes sobre seu nascimento, sua vida pública e sua morte e ressurreição. É necessário ler/estudar os textos sagrados, que falam sobre Ele, com espírito de fé; é preciso ir além das palavras escritas para descobrir a mística que ela sugere e assim conseguir acolher o Mistério que é apresentado a todos.
Se acolhermos somente a história de Jesus, no máximo conseguiremos vê-lo puramente como um herói! Mesmo que seja um grande herói, será sempre um homem bom que fez e ensinou coisas boas, mas que pertence ao passado e que tem pouco ou nada a ver conosco hoje. Mas, quando nos esforçamos em acolher os Mistérios da Encarnação, da Vida, dos Ensinamentos e da Paixão, Morte e Ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, vamos percebendo o quanto Ele está vivo e presente na realidade de hoje com suas luzes e questionamentos, mostrando o caminho verdadeiro que nos leva à vida que faz sentido.
Portanto, quem lê/estuda o texto bíblico a partir dessa mística, que está por trás da palavra escrita, vai encontrar sempre propostas renovadoras para vivenciar Deus presente na atualidade de sua vida e vai afirmar junto com o Papa Francisco: “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria.” (Evangelii Gaudium 1)
Num processo de evangelização e catequese é necessário superar a forte tentação de se ficar preso somente nos aspectos históricos e secundários sobre Jesus, pois normalmente não se conseguirá levar a pessoa a ver a relação desses fatos com sua própria vida. Outro desafio é o de abandonar propostas muito intimistas do encontro pessoal com Jesus para dar espaço ao verdadeiro encontro com Ele que, além de fazer renascer a alegria, incentiva para um novo e melhor relacionamento com os outros. Por isso mesmo, quanto mais conseguirmos mergulhar na Palavra de Deus a partir de uma leitura calma, que dê tempo para a necessária reflexão, que não tenha pressa em querer “tirar mensagens” (que normalmente só servem para os outros e são feitas de maneira  fundamentalistas), melhor será o encontro com o Jesus verdadeiro, Senhor e Salvador que continuamente nos convida a sermos seus discípulos missionários.

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No Domingo em que se celebra a Festa dos Santos Pedro e Paulo a liturgia nos propõe o seguinte texto bíblico: Mt 16,13-19. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Para mim, quem realmente é Jesus Cristo? Essa minha resposta é porque só conheço algumas coisas sobre Jesus ou porque me considero um verdadeiro discípulo missionário dele? Tenho vontade de levar esse Jesus para outras pessoas? Eu só falo de Jesus ou o transmito principalmente pelo meu testemunho de vida?

AGENDA
Ø  Encontros de Formação de Evangelizadores 2014:
  Serão 4 Encontros, com cerca de 2 horas cada um, que estão acontecendo em todas as Paróquias de nossa Diocese.
  Informe-se em sua Paróquia sobre o dia e local desses Encontros.
Ø  Dia de Espiritualidade para Leigos:
  Sábado, 14 de junho das 8h às 12:30h no Colégio Stella Maris, em Santos.
  Promovido pela CODILEI. Todos os Catequistas também estão convidados.
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: