domingo, 7 de julho de 2013

Artigo de julho do Pe. Luís Gonzaga: “Na escuta do discípulo missionário”.


Durante este mês de julho a Igreja promove um grande evento de nível mundial que terá sua sede na cidade do Rio de Janeiro, aqui no Brasil: a Jornada Mundial da Juventude! Além da grandiosidade do evento eu sempre fiquei me perguntando sobre o que realmente se deve esperar de uma movimentação de massa desse tipo no que diz respeito à evangelização e, mais particularmente, à catequese.

Em todo o caso, tenho esperança que neste ano pelo menos uma coisa diferente irá acontecer. Talvez pela primeira vez o Papa, ao se encontrar com a juventude, irá falar diretamente aos jovens sobre temas que realmente lhes interessa e de forma que sejam capazes de entender! Afinal, desde o dia de sua eleição, uma característica do Papa Francisco é aquela de fazer suas homilias e reflexões em geral, sempre a partir da Palavra de Deus, tendo presente o público que está lhe ouvindo e em sintonia com os problemas e questionamentos do dia a dia.

Por que o Papa Francisco age assim? Com certeza porque acredita naquilo que sempre foi ensinado sobre evangelização e que ele mesmo, enquanto Cardeal Bergoglio, ajudou a escrever no Documento de Aparecida: “Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja. A Sagrada Escritura, ‘Palavra de Deus escrita por inspiração do Espírito Santo’, é, com a Tradição, fonte de vida para a Igreja e alma de sua ação evangelizadora. Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. (...) Faz-se, pois, necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo, caminho de ‘autêntica conversão e de renovada comunhão e solidariedade’. (...) Os discípulos de Jesus desejam alimentar-se com o Pão da Palavra: querem chegar à interpretação adequada dos textos bíblicos, empregá-los como mediação de diálogo com Jesus Cristo, e a que sejam alma da própria evangelização e do anúncio de Jesus a todos. (...) Isso exige, da parte dos bispos, presbíteros, diáconos e ministros leigos da Palavra, uma aproximação à Sagrada Escritura que não seja só intelectual e instrumental, mas com coração ‘faminto de ouvir a Palavra do Senhor’ (Am 8,11).” (Documento de Aparecida, 247-248).

Esse esforço contínuo do Papa Francisco em propor a Palavra de Deus de forma simples e compreensível deve servir de grande estímulo a todos nós, discípulos missionários de Jesus Cristo a sermos pessoas que escolhem a melhor parte da contínua escuta do Senhor para conseguir transmiti-la de forma apaixonante e eficaz.

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No final de semana anterior ao início da JMJ vamos celebrar o 16º domingo do Tempo Comum, cujo evangelho é: Lc 10,38-42. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Também me esforço para “escolher a melhor parte”? Encaro o encontro com a Palavra de Deus como motivação para meu trabalho de evangelização? Tenho a preocupação de transmitir a Palavra de Deus de forma apaixonante e eficaz?
 
Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C
 
 

Nenhum comentário: