domingo, 16 de dezembro de 2012

Comissão para a Animação Bíblico-Catequética – Diocese de Santos –




O Natal para nós!


Para nós cristãos, o Natal é a celebração de um dos grandes mistérios da nossa fé. Com grande festa anunciamos a todos que acreditamos em um Deus que nos criou com muito amor, nos deixou livre para decidirmos o que fazer da própria vida, e que continua nos acompanhando com sua misericórdia infinita.

O amor misericordioso de Deus por seus filhos é tão grande, que nos enviou seu Filho Jesus para se fazer uma pessoa humana igual a nós com a finalidade de nos demonstrar que é possível, humanamente falando, ser fiel ao projeto de Deus, que é o da vida plena para todos.

Já são mais de dois mil anos que celebramos esse fato, mas ainda hoje são muitas as pessoas que não acolheram essa verdade em sua vida, ou porque simplesmente não sabem disso, ou porque ainda não compreenderam o significado profundo desse mistério da fé. Os textos bíblicos que nos falam do nascimento de Jesus (principalmente Mt 1,18-2,12 e Lc 2,1-20) apresentam vários personagens que devem ser vistos por nós como inspiradores da nossa ação catequética de facilitar essas pessoas a saberem acolher Jesus em suas vidas.

Por exemplo, os pastores. A religião oficial os considerava pessoas infiéis porque não viviam totalmente de acordo com as obrigações religiosas da época, por isso eram descartadas e não mereciam credibilidade. Mas Deus os considerava de uma forma diferente, pois eram pessoas capazes de se abrir para o mistério, reconhecê-lo e, com o seu jeito de ser, anunciá-lo a todos. Ao fazerem a experiência do encontro com Deus, os pastores superaram seus medos, não se importaram com os preconceitos e procuraram realizar da melhor forma a missão que tinham recebido.

Devemos aproveitar as festividades do Natal para refletirmos melhor os evangelhos da infância de Jesus e procurar, nos vários personagens ali presentes, quais foram suas atitudes diante do mistério do Deus que se faz pessoa humana para nos trazer a Salvação. Muitos deles souberam entender a proposta de Deus, por isso a acolheram e viveram, mas não guardaram somente para si, transmitindo essa experiência a mais pessoas. Outros, porém, preferiram continuar fechados em seu mundo egoísta e não conseguiram perceber que o Deus Misericordioso tinha vindo para trazer a proposta de vida verdadeira também para eles.

Em nome de toda a Comissão AB-C desejo que neste Natal, você, caro leitor, celebre a fé em Jesus, o Deus que se fez pessoa humana, vivendo intensamente sua própria humanidade, em sintonia com a dele! Feliz Natal, feliz vida cristã!


Reflexão e aprofundamento: Eu acredito que com minhas capacidades, mesmo que pareçam poucas ou insignificantes, é possível acolher o mistério de Deus em minha vida e anunciá-lo aos que ainda não o conhecem?

Nenhum comentário: