domingo, 31 de maio de 2020

FAZEI RESSOAR A PALAVRA DE DEUS EM TODO LUGAR!






Há dois anos atrás, estávamos em um final de semana de Pentecostes,  reunidos num “cenáculo”, nas dependências do CEFAS, para iniciar no âmbito da Diocese, a Animação Bíblica da Pastoral.

Quase todas as Paróquias, enviaram agentes interessados em ler, refletir e se apropriar da Palavra de Deus, em comunidade.

Esse desejo de formar grupos para estudar sistematicamente a Palavra, parte primeiramente de nosso Bispo Diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa, e do Padre Aparecido Neres Santana, CSS que assumiu com muito carinho o partilhar seu vasto conhecimento em Bíblia, a Guadalupe e Francisco, incentivadores e partícipes desse momento, e vieram somar sabedoria, a Lourdes, a Salete, a Lurdinha, a Maria Helena, a Maria Emília e o Domingos.

Hoje, passados dois anos, vemos que em algumas Paróquias, as sementes entregues por Dom Tarcísio, na missa de encerramento, brotaram e estão dando frutos, por isso a Diocese, todos os anos adquire o estudo para o mês da Bíblia, que se dá em setembro, e terá como tema “O livro escolhido é o Deuteronômio” e o lema é 'Abre a tua mão para o teu irmão' extraído do livro do Deuteronômio, cap. 15, verso 11: “Nunca deixará de haver pobres na terra; é por isso que eu te ordeno: abre a mão em favor do teu irmão, do teu humilde e do teu pobre em tua terra”.
Logo em seguida, formou-se a Comissão da Animação Bíblica.

Em 2019, está comissão juntou-se à Comissão para a Animação Bíblico Catequética.
Que passou a trabalhar mais eficazmente, já que uma Palavra bem refletida, repercute satisfatoriamente na catequese e vice-versa.

Assim, neste Pentecostes de 2020, vamos voltar e fazer aquele percurso, para que a Palavra de Deus, que no passado foi fonte de vida e libertação para um povo, que hoje, ela refaça esse mesmo caminho como em Emaús, e “arda em nosso coração”, (Lc 24,32) e que possamos “ser as testemunhas até os confins da terra”. (At1,8)






Fonte: Vera Roman Torres
Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos/SP

Padre Aparecido Neres Santana, CSS – Assessor Eclesiástico da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

Nenhum comentário: