terça-feira, 3 de setembro de 2019

ARTIGO DE SETEMBRO 2019 – PE. APARECIDO NERES SANTANA, CSS

“PORQUE QUEM SE ELEVA SERÁ HUMILHADO
E QUEM SE HUMILHA SERÁ ELEVADO”


Neste Artigo Bíblico-Catequético-Missionário, do 22º Domingo do Tempo Comum, refletiremos a passagem do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas 14, 1.7-14. Este Evangelho nos apresenta Jesus na casa de um dos chefes dos fariseus, sentado à mesa com eles. Por que Jesus está na casa sentado à mesa? Na casa acontecia o ensinamento, a catequese e as celebrações. Nesta catequese ao redor da mesa, Jesus apresenta dois ensinamentos. O primeiro, tem seu ponto de partida nas regras de etiqueta sugerida pelos mestres judaicos, como “Não te vanglories na frente do rei, nem ocupes o lugar dos grandes; pois é melhor que te digam: ‘Sobe aqui!’, do que seres humilhados na frente de um nobre” (Pr 25, 6-7). Jesus se serve deste costume para catequisar, observando a busca frenética dos convidados em ocupar os lugares de destaque na mesa. Jesus mostra que o estilo de Deus é completamente oposto, apresentando um novo critério, um novo olhar e uma nova prática. Mostra que o Reino é a partir dos que não estão na casa e, muito menos ao redor da mesa. O segundo ensinamento tem no seu centro as relações sociais, onde a regra era estar junto com os ricos e poderosos, especialmente nas festas, nos banquetes. Jesus coloca os pobres no centro. A escolha dos pobres, os que não contam, significa assumir plenamente a sua causa: “Quando deres uma festa, chama os pobres, estropiados, coxos, cegos” (Lc 14,13). E, ainda, a escolha preferencial pelos pobres não deve ser demagógica, a partir de um mero assistencialismo, para calar a consciência, mas assumir plenamente a sua causa, como vemos no Projeto de Jesus: “O Espírito do Senhor está sobre mim... para evangelizar os pobres...” (Lucas 4, 16ss), ou ainda: “Vinde, benditos do meu Pai... Pois tive fome me deste de comer...” (Lucas 25, 31ss). No coração do Evangelho estão os pobres os que vivem à margem da sociedade. Dentro desse critério, o Papa Francisco fala de uma ‘Igreja em saída’ num dinamismo missionário: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida” por defender os pobres; “não tanto aos amigos e vizinhos ricos, mas sobretudo os pobres e os doentes, aqueles que são desprezados e esquecidos” (EG n° 48-49). Por último, a fidelidade ao Evangelho brota da gratuidade de Deus que nos precede com seu Amor, gerando relações de igualdade, de justa fraternidade, onde os mais vulneráveis ocupam os primeiros lugares no banquete do Reino.


Para refletir: No interior da comunidade cristã, na pratica catequética, na evangelização como discípulos, exaltamos, valorizamos e servimos com esse novo critério, de um olhar para com os que mais precisam, da nossa caridade, atenção, carinho e amor?


AGENDAS Retiro Diocesano para Discípulos Missionários: Catequistas e Evangelizadores. Este retiro acontecerá em todas as cidades de nossa Diocese. Mais informações com a equipe da Iniciação à Vida Cristã Paroquial de sua Paróquia, ou com o coordenador de sua região.

Agenda da AB-C Diocese de Santos

Região de Cubatão – 21 de setembro às 14h – Paróquia Matriz Nossa Senhora da Lapa.

Regiões Centro I –II- Orla – Cidade de Santos – 28 de setembro às 8h30 – Estrela do Mar – Rua Padre Visconti, casa 12, Embaré - ao lado da Igreja do Embaré – ou Livraria Loyola.

Região Litoral Centro – Cidades Praia Grande e Mongaguá – 05 de outubro às 8h30  Paróquia Matriz Nossa Senhora das Graças – Ocian Praia Grande.

Região Litoral Sul – Cidade Itanhém – dia 26 de outubro às 8h30 – Paróquia Matriz Nossa Senhora Sion.

Região Litoral Sul – Cidade Peruíbe – 23 de novembro às 14h Paróquia Matriz São José.

Região São Vicente – Cidade de São Vicente – 30 de novembro às 8h30 – Reitoria Nossa Senhora do Amparo.  

 
Pe. Aparecido Neres Santana - Assessor Eclesiástico da Comissão AB-C. 

Comissão AB-C Diocese de Santos.

Nenhum comentário: