domingo, 11 de novembro de 2018

Artigo de novembro de 2018 - Padre Aparecido Neres Santana,CSS


"MEU REINO NÃO É COMO OS REINOS DESTE MUNDO" (JOÃO 18,36). 





Neste Artigo Bíblico-Catequético Missionário, 34º Domingo do Tempo Comum, Solenidade de Cristo Rei do Universo e último domingo do Ano Litúrgo-B, refletiremos o Evangelho de Jesus, segundo João, 18, 33-37, que apresenta o confronto entre dois projetos: O de Jesus e os Apóstolos e o do Império Romano, representado pelas autoridades judaicas e Pilatos. O texto discorre sobre o reinado de Jesus, com a indagação de Pilatos a Jesus: “Tu és o rei dos Judeus” (Jo 18,33), e a sua resposta - “O meu reinado não é deste mundo” (Jo 18,36). Percebe-se, que o centro do relato, está na realeza de Jesus e do seu juízo sobre o mundo que o condena. A partir do caminho catequético, com o tema da realeza, podemos perguntar: qual o sentido preciso da realeza de Jesus? E qual é a razão pela qual, as autoridades judaicas e Pilatos o acusam? Qual foi o seu crime? As autoridades judaicas são os acusadoras e Pilatos o Juiz. Mas a ação toda é de Jesus. Na realidade é Jesus o acusador e o Juiz, ao mesmo tempo. No diálogo eles, os acusadores, são obrigados, a reconhecerem a realeza de Jesus. “Pilatos lhe disse: então, tu és rei”? Respondeu Jesus: ‘Tu o dizes eu sou rei’” (Jo 18,37) e ainda, “Es o vosso rei (Jo 19,14). A parir dessa premissa, constata-se que a realeza de Jesus é compreendida no contexto da sua paixão, da sua entrega total.
O Reino de Jesus não é a imagem das organizações políticas do Império Romano, onde há sempre escravos, explorados e os oprimidos. Por isso Ele disse – “Meu reino não é deste mundo (Jo 18,36), isto é, do mundo de Pilatos e daqueles que o acusavam num processo fraudulento, montado na mentira, até porque a verdade vem de Jesus – “Eu vim ao mundo: para dar testemunho da verdade” (18,37). A verdade Bíblica é sinônimo de fidelidade a aliança de Deus, com todo o seu Povo eleito, principalmente, os pobres, os pequenos, os feridos da vida, os sem voz e vez, literalmente excluídos! Por isso, Jesus é um rei servidor, um rei pastor, um rei dos pobres, “Pois tive fome e me destes de comer. Tive sede, e me destes de beber...” (Mt 25,31ss). E, para entrar nesse Reino Jesus promete, que é preciso lutar para que os menos favorecidos, se tornem, “reis e rainhas”, no sentido de vida plena. Enfim, o reino de Jesus não sendo do mundo dos acusadores, obviamente é do mundo de Pedro, de Paulo, de João, isto é, de todos aqueles(as) que se empenham pela vida. É neste mundo de amor e de solidariedade, que Jesus quer reinar.
  

Para refletirmos: Hoje comemoramos o “Dia dos Leigos/as”. E também concluímos a caminhada do Ano Nacional do Laicato: Cristãos Leigos e Leigas, na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).  Como Discípulos e Discípulas Missionários seguidores de Cristo, sendo Sal da Terra e luz do mundo, assumimos um compromisso em favor da Vida! Diante desta afirmação, estamos sendo Testemunhas da Verdade, acolhendo o mais necessitado, com o amor incondicional, conduzindo-os para o Reinado de Deus no mundo?


AGENDA DO MÊS
Ø  Retiro de Catequistas e Evangelizadores – Confira a Agenda de sua Região. Mais informações em sua Paróquia ou com o Coordenador da AB-C de sua Região.

Ø  Região Litoral Sul (Cidade Peruíbe) – 08 de novembro às 19h30.
Ø  Região Litoral Sul (Cidade Itanhaém) – 17 de novembro às 8h30.
Ø  Região Cubatão – 24 de novembro às 14h30.

Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!














Nenhum comentário: