segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Artigo Bíblico-Catequético Missionário - Setembro - 2018 - Padre Aparecido Neres Santana


SE ALGUÉM QUER SER O PRIMEIRO, DEVERÁ SER O ÚLTIMO.



Neste Artigo Bíblico-Catequético Missionário, do 25º Domingo do tempo Comum, refletiremos o Evangelista Marcos 9,30-37, este Evangelho nos faz pensar muito sobre um aspecto importantíssimo de nossa vida que está bastante presente no nosso dia-a-dia, que são as dificuldades da missão e vivência na Comunidade.  O Evangelho inicia apresentando em sua primeira parte, Jesus ensinando os seus discípulos/as enquanto caminham, atravessando a Galileia, lugar onde desenvolveu sua atividade missionária. Jesus compreende o seu destino, como o de todo profeta, que vai rumo à morte, na linha dos perseguidos por causa da fidelidade a Deus e ao Reino. É importante entender que para a Comunidade primitiva, a compreensão da morte violenta de Jesus, pelas elites dominantes, é expressada neste relato do segundo anúncio da paixão. “Eles, porém, não compreendiam essa palavra e tinham medo de interroga-lo (Mc 9,32).
A segunda, parte, que é o centro do texto, e com certeza da comunidade primitiva, especialmente da comunidade de Marcos, pós-paixão, é a disputa pelo poder, o mal da ambição, “Pelo caminho vinham discutindo sobre qual era o maior” (Mc 9,34). Jesus, está ensinando os discípulos, sobre a paixão e a cruz, as dificuldades do discípulo missionário, e os mesmos discutindo, sobre quem seria o maior ou o primeiro, a disputa pelo poder. Jesus, pacientemente, vai dizer: “Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos” (Mc 9,35). A ação simbólica da criança colocada no meio dos doze e acolhida com amor, simbolizava, não somente o pequeno, mas os marginalizados. Lembrando, que na cultura israelense as crianças eram criaturas insignificantes, tanto assim, que os essênios, um grupo religioso muito estimado em Israel, não aceitavam as crianças. Enfim, com esse gesto, Jesus mostra que o maior, o mais importante, não são os prestigiados, homenageados, ou os que obtinham um papel social relevante, mas os importantes são os que acolhem, solidarizam com os últimos, os sem prestígios, considerados escravos na sociedade elitista. Por isso, o discípulo missionário deve ser um servo a serviço de todos, especialmente, dos pequenos, dos pobres e excluídos da sociedade.




Estamos no Mês da Bíblia, podemos perceber como a Bíblia é atual, como a Bíblia ilumina nossa realidade social, especialmente as nossas comunidades eclesiais. Hoje refletimos sobre o símbolo do Caminho que, na Bíblia, é símbolo de Vida. A Bíblia, não deve ser lida de forma Fundamentalista, ela deve ser vivida, temos que ter a prática da meditação diária, utilizando o método da Lectia Divina.

Para refletirmos: Jesus, se fez servo em sentido pleno: até dar sua própria vida. Seus discípulos "deverão" passar pela cruz, para chegar à ressurreição, pessoal e comunitária. Então ser discípulo/a, é acolher a Jesus como o Messias servidor que enfrenta a morte para comunicar vida para todos. E nós como discípulo/a estamos seguindo o caminho do Mestre? Estamos dispostos/as a viver e servir como Jesus, até as últimas consequências?

AGENDA DO MÊS
Ø Retiro de Catequistas e Evangelizadores – Confira a Agenda de sua Região. Mais informações em sua Paróquia ou com o Coordenador da AB-C de sua Região.
Ø Região Centro I-II e Orla – 22 de setembro 8h.
Região São Vicente - 29 de setembro 8h.

Ø Formação para Evangelizadores na Mídia: Educar para o Digital – dias 14,15 e 16 de setembro, mais informações Centro de Pastoral.

Ø Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!


Nenhum comentário: