quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ANO NACIONAL MARIANO

Circular Santos, 10 de outubro de 2016 


“Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe” (Papa Francisco) 


Aos sacerdotes, diáconos, agentes de pastoral e demais fieis da Diocese de Santos Queridos irmãos e irmãs. 


Nossa Diocese, colocada sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário, acolhe com alegria a proposta do Ano Nacional Mariano, proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. 
Em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Ano Nacional Mariano tem início em 12 de outubro de 2016 e se concluirá no dia 11 de outubro de 2017. 
A mensagem de proclamação do Ano Mariano recorda que ele “vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser” (cf. Jo 2,5). Será, portanto, um ano de aprofundamento da espiritualidade Mariana, que inclui crescer na fé e na vivência do Evangelho. Deverá ser um tempo de aprendizagem, como sugere o Papa Francisco: “Na imagem de Nossa Senhora Aparecida “há algo de perene para se aprender”. 
Deveremos aprofundar a Mariologia, na esteira do Concílio Varicano II: “O Sacrossanto Sínodo, ao expor a doutrina sobre a Igreja, na qual o divino Redentor opera a salvação, quer esclarecer com empenho tanto a missão da Bem-aventurada Virgem no mistério do Verbo Encarnado e do Corpo Místico, como os deveres dos homens remidos para com a Mãe de Deus, mãe de Cristo e mãe dos homens, mormente dos féis” (LG, 54). 
Devemos incrementar, portanto, o culto mariano, na liturgia e nas várias práticas de devoção, e aprofundar a vivência da espiritualidade mariana, através do estudo e da imitação de Maria no caminho do discipulado de Cristo. 
A Lumen Gentium pede aos teólogos e pregadores que estudem e expliquem “como convém as funções e os privilégios da Santíssima Virgem, os quais dizem todos respeito a Cristo, origem de toda a verdade, santidade e piedade... E os fiéis lembrem-se de que a verdadeira devoção não consiste numa emoção estéril e passageira, mas nasce da fé, que nos faz reconhecer a grandeza da Mãe de Deus e nos incita a amar filialmente a nossa mãe e a imitar as suas virtudes” (LG 67). 

 A dimensão missionária da evangelização deve ser o foco de atenção em inúmeras iniciativas que podem ser criadas e incentivadas, como o Projeto “Missionários do Povo: Piedade Popular” (cf. Plano de Evangelização, Programa1, projeto 8). 

O Ano Mariano deverá confirmar-nos como discípulos missionários, assim como o foram os pescadores que encontraram a imagem, como ressalta a mensagem de proclamação do Ano Mariano: “Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: ‘Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe’. 
Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: ‘O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor’ (Papa Francisco)”. 

Maria é ainda hoje a “grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários”. Nela se deu a “máxima realização da existência cristã como um viver trinitário de 'filhos no Filho'”. Por isso, os bispos em Aparecida reafirmaram que a vida de Maria é um testemunho vivo do discípulo que vive em comunhão com Cristo, reconhecendo-o na vida da comunidade. “Como na família humana, a Igreja-família é gerada ao redor de uma mãe, que confere “alma” e ternura à convivência familiar. Maria, Mãe da Igreja, além de modelo e paradigma da humanidade, é artífice de comunhão” (cf. DAp 266-267). 

A proteção maternal de Maria nos ajude a progredir como discípulos missionários de Cristo! Ela nos acompanhará no caminho traçado no Plano de Evangelização da Diocese, que pede conversão pastoral para sermos uma Igreja acolhedora, missionária e misericordiosa. 

Cada Paróquia solenize a abertura do Ano Nacional Mariano com um gesto especial nas celebrações da Festa de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 12 de outubro. 

Com a intervenção maternal de Nossa Senhora do Rosário, o Senhor abençoe a todos neste ano de graça dedicado à nossa Mãe Maria. Dom Tarcísio Scaramussa, SDB Bispo Diocesano de Santos


Consagração a Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Ó Maria Santíssima, que em vossa querida Imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil; eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.

Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte. Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja!



Viva Nossa Senhora Aparecida!


Nenhum comentário: