domingo, 8 de fevereiro de 2015

Artigo Pe. Luís Gonzaga Bolinelli de fevereiro de 2015




Depois dos bons propósitos de início de ano, chegou o momento de nos reanimarmos em nossa missão evangelizadora. Afinal, o carnaval também já está passando e a Quaresma, mais uma vez, vem nos convidar a assumirmos nosso caminho de conversão em vista da realização do Reino de Deus.
Para nós, evangelizadores e catequistas, a Campanha da Fraternidade (CF) que nos é proposta nesse ano está em total sintonia com o objetivo último de nossa missão. O tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” já deixa transparecer que estamos sendo convidados a olhar além de nosso pequeno mundo onde muitas vezes queremos nos fechar. Com o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45), fica ainda mais claro que ao nos identificarmos com Jesus, assumimos também a missão de aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade.
Para alguns esse tema pode causar medo, pois a partir de um olhar superficial, parece ser impossível conseguir um sério diálogo entre essas realidades tão contrastantes. Tem-se a impressão que tentar conversar com a sociedade de hoje, é se atrever a percorrer um deserto cheio de feras prontas para devorar os desavisados. Quanto mais medo se tem dessas feras, tanto mais elas se apresentam perigosas e assustadoras. Nesse caso, uma das grandes tentações, é a de procurar abrigos seguros para se esconder e ficar protegido desses perigos. Para muitos a Igreja serve para isso, uma espécie de lugar seguro onde se refugiar das perversidades promovidas e realizadas pela sociedade.
Os que agem assim são incapazes de perceber o quanto Deus marca sua presença em qualquer realidade e situação inspirando bons propósitos, iluminando caminhos e capacitando os mais variados tipos de pessoas para conseguirem agir de forma justa, honesta, solidária e a favor da vida.
Nós, evangelizadores e catequistas, temos que ser essas pessoas que acreditam que um mundo melhor é possível, sim. E que ele se realizará na medida em que soubermos ser uma presença que faz a diferença, de uma maneira positiva, na sociedade de hoje. Nossa missão não é a de lutar contra a sociedade, mas a de saber partir dos mais variados desafios que ela apresenta e deixar-se iluminar pelo Deus da Vida que sempre propõe caminhos novos e melhores a serem percorridos por todos.
É nesta direção que nos orienta o Texto Base da CF 2015 (nº 226): “... a dignidade da pessoa humana, o bem comum e a justiça social são os critérios a partir dos quais a Igreja discerne a oportunidade e o estilo de seu diálogo e de sua colaboração com a sociedade. É por esses mesmos valores que ela pauta sua própria atuação, enquanto força de transformação deste mundo à luz do Reino de Deus, anunciado e mostrado presente por Jesus Cristo”.

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: No 1º Domingo da Quaresma iremos refletir sobre o seguinte texto bíblico: Mc 1,12-15. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Quais são “as feras” mais ameaçadoras na realidade onde vivo? Quais são os “anjos”, isto é, as iniciativas promotoras de vida que se apresentam na realidade onde vivo? Acredito que o Reino de Deus pode se concretizar na realidade onde vivo? Qual atitude de conversão devo assumir para que isso aconteça?

AGENDA
Previsão do Calendário 2015:  
          Formação de Catequistas = março e abril. Por cidade.
            Encontros de Formação de Evangelizadores = maio, junho e julho. Em cada Paróquia.
             Formação de Evangelizadores = julho
           Retiro para Catequistas = agosto, setembro e outubro. Por cidade.
Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!
     Facebook: www.facebook.com/abcsantos

Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: