quinta-feira, 17 de julho de 2014

Animação Biblico-Catequética – Regional Sul I – CNBB- Escola de Atualização terceiro dia


Eucaristia fonte de vida e missão da Igreja


Palestrante: Pe. Paulo Sergio Lopes Gonçalves

Hoje iniciamos nosso 3° encontro, com abertura do Pe. Marcelo realizando a oração inicial. Pe. Paulo inicia os trabalhos do dia, tema de hoje Eucaristia fonte de vida e missão da Igreja.


O intelecto da fé:


Objetivo: Apresentar analiticamente a Eucaristia como sacramento originário da vida e da missão da Igreja.

Eucaristia sem igreja não há como levar: é uma experiência com o Jesus Ressuscitado e o Crucificado este encontro nasce  Eucaristia.


Resultado esperado:


Eucaristia:

·         Ceia fraterna do senhor

·         Sacrifício amoroso

·         Presença real de Cristo na Igreja e no mundo

·         Sonho escatológico

 Escritura

·         Eucaristia: ceia do senhor - 1cor 11, 23-26

·         Contexto histórico: comunidade de Antioquia

·         Contexto teológico: ceia judaica (Ex 12, 1-14)

·         Tradução: “ Eu recebi do Senhor”

Cena

·         Noite em que foi traído, tomou o pão, deu graças, partiu-o e disse:

·         Tomou o cálice com vinho e disse:

·         Identificação entre o pão e o corpo de Jesus

·         Identificando entre o vinho e o sangue de Jesus

·         Realce à memória com caráter escatológico.

·         Mt26, 26-29

Contexto histórico comunidade constituída de Judeus da diáspora

Contexto teológico: centralidade da justiça do Reino de Deus


Teologia
  • Identificação entre pão e corpo de Jesus
  • Identificação entre vinho e sangue de Jesus com sangue da aliança (remete a Lv1-7) - Mc14, 22-25
  • Contexto histórico: comunidade de iniciantes nafé cristã
  • Contexto teológico: identidade de Cristo e seguimento de Jesus

Teologia

  • Identificação entre o pão e o corpo
  • Identificação entre o vinho e o sangue de Cristo e com o sangue da aliança
  • Vinho escatológico - Lc 22, 19-20
  • Contexto histórico: comunidade de gentios
  • Contexto teológico: soteriologia universal


Teologia:

·         Identificação entre pão fracionado e ação de graças: eucharistein

·         Identificação entre pão e corpo

·         Identificação do cálice com a nova aliança do sangue de Jesus

·         Realce a memória de Cristo

 Eucaristia: fração do pão

·         Texto fundamentais: Lc24, 13-35; At2, 42-46; At20, 7-11

·         Contexto histórico

·         Comunidade de gentios

·         Obra Lucana: Evangelho e Atos

·         Contexto teológico:

·         Soteriologia Universal

·         Catequese didaskalia ( pregar, falar)

Celebração de iniciação crista

Querigma é um anuncio, temos que explicar – didaskalia. ( Lucas repete para afirmar anunciar melhor)

Todos participavam da ceia do senhor, os adultos as crianças( porem aparecendo mais tarde) .

Paulo fala do Batismo ressuscitar com Cristo. Batismo é uma coversão. O modelo que existe primeiramente era um modelo de ceia,

Teologia:

Articulação entre Palavra e Eucaristia – Jesus aparece para os discípulos-

História da Salvação:

Palavra que prepara o caminho eucarístico: “arder o coração”

Eucaristia:

Fração do pão

Ceia fraterna

Experiência fiducial: olhos abertos


Pontos fundamentais da aula no primeiro modulo:

Intervalo 


Emaus
- articulação entre palavra e eucaristia
- voltando de jerusalém, indo para emaus
- Jesus aparece e eles ficam surpresos
- Jesus, então, caminha com eles e lhes explica de Moises até os profetas; historia da salvação.
- No entardecer, no início da tarde, "no começo da noite" e Jesus fica com eles para cear e é reconhecido pela na fração do pão;
- palavra que prepara o caminho eucarístico - arder o coração

A palavra, pelo caminho, prepara para a fração para o arder do pao, para a eucaristia
Toda a palavra explicada fica clarificada.
O gesto é passivel de entendimento porque foi explicado pela palavra, pela narrativa das Escrituras.

Os profetas anunciam a vinda do Messias. Lucas -> Jesus é o Messias, o Salvador prometido.
Ceia fraterna, do acolhimento.

- Fração do pão;
- Ceia fraterna
- experiência fiducial (de confiança): olhos abertos
- pela eucaristia os olhos se abrem conforme a luz da fé

Eucaristia como sacrificio amoroso (carta aos Hebreus)
contexto histórico
Quando foi escrita: 1) Por volta dos anos 70 ou 2)escrita mais ou menos no ano 100,101,102, época de perseguição e martirio?
primeira tese: membros da comunidade são da diáspora, judeus;
segunda tese - pós apostólica, passagem de segunda para terceira geração de cristãos, enfase no sacrificio, martirio de Jesus, martirio da perseguição da fé.
Nas duas:
- pessoas desanimadas, caiu o templo o sacerdocio;
- crise do próprio sentido da fé, persguição só me traz problemas; então o autor quer animar este público

comunidade em crise judaica, não há sacerdote, nem templo, nem sacrificio.
comunidade cansada da perseguiçãoe do martírio.

contexto teológio
centralidade cristológica
teologia da aliança: sacerdócio e cordeiro imolado

perspecitva cristã -> tem Jesus Cristo, na sua pessoa o cordeiro e sacerdote; na mesma pessoa de Cristo
vitima da passagem e sacerdote, sumo sacerdote e eterno sacerdote.

Vaticano II - aparece numa perspectiva: todos são sacerdotes, pelo batismo

Teologia da nova e eterna aliança
Hb 4, 14-5,10
Superioridade do sacerdócio de Cristo, do culto e da mediação;
Hb 7-9
porque Jesus é o Cordeiro imolado - Hb 10-13
acabou-se a necessidade de sacrifios, pois este, o de Cristo, é o sacrifício por excelência.
Jeus Cristo: Sacerdote e Cordeiro, aliança plena

teologia trinitária - não sao 3 deuses - Nicéia (Atanásio)- Constantinopla.

pessoa - persona - prósopo (máscara) - rosto
teatro grego -um só ator e vários personagens
substância divina do ser é uma só, constituída de três pessoas
todas as 3 sao divinas, consubstanciais
propriedade e missão é o que as torna diferentes
próprio do Pai gerar o Filho
próprio do Filho ser gerado
próprio do Espirito proceder do Pai e do Filho

missão
pai - criar
filho - redimir salvar
espirito - santificar iluminar

unidade - esta na divindade
pericorese - interpenetração

- quando o Pai na sua propriedade gera, ele gera em comunhao com o Filho e o Espírito
etc..
- filho
- o Pai cria na mediação do filho e na ação do Espirto
- o Espirito santifica e ilumina por vontade do Pai, na mediaçao do filho que doa o Espírito à humanidade.

Em Deus não há solidão. Há comunhao de 3 pessoas ...

Deus ama - o Filho é o amado do pai - Espirito: amor do Pai pelo Filho do Filho pelo Pai.

Sacrificio amoroso - é cruento, mas não masoquista, não sádico. É amor de salvação.

Tradição
a celebração da eucaristia na igreja primitiva
banquete sagrado - Didaché 10, Inácio de Antioquia, Efes 20
convivio comunitario - Tertuliano, de Oratio 6
Banquente sacrifical: justino, Apologia I, 66

Revelação fundande transnmida ao longo da história de modo que seja entendida em cada época da história.

Tradição não é coisa velha ultrapassada (isto é tradicionalismo); é o elemento antigo que se conserva sempre novo ao longo da história.

A teologia eucarística dos padres da igreja.
- Sacramento da paixão, morte e ressurreição de Jesus;
- Sacramento que celebra a Páscoa de Cristo e sua cotidianização

Agostinho: Signum rememorativum, Signum demonstrativun, Signum prognosticum (futuro) e Res tantum (realidade plena)

Escolástica (sec XIII, XIV) Aquino
eucaristia - expositione missae - gregorio magno
transubstanciação

contradição entre alegorismo (Amalário) e realismo (Agobardo e Floro), com a busca de solução no dinamismo figurativo (Ratramno) presente na figura, na verdade (res) e no mistério.

concilio de trento

eucaristia-sacramento real: Tomás de Aquino:
Sacramento: sacramentum - misterium: res tantum
Cristo eucarístico: Cristo da paixão: realidde objetiva
Pão e vinho: presença real de Cristo ex-concomtantia
Identificação entre Eucaristia e a cruz de Cristo
Transubstânciação
Eucaristia: Cristo oferecido como oferta da Ireja: Duns Scotto

A Eucaristia no concilio de Trento
- o sacrificio da missa é o (único) sacrifico de Cristo que a igreja realiza (unico)

pós tridentina

seculo XX
Vaticano II e o pós concílum
Eucaristia- Memorial da morte e ressurrreição de Cristo
Eucaristia - sacramento de amor
Eucaristia - sinal da unidade
Eucaristia - evento pascal

Movimento litúrgio - teologia do mistério

Celebração amparada no mistério pascal

Schilebeck (corrigir este nome):
- Transsignificação (o significado)
- Transfinalidade (ninguem vai jantar!)

Paulo VI preocupação com a unidade: como tratar a transubstanciação?
Mysterium fidei: 1965
Eucaristia - dom e sagrado, mistério central na liturgia cristã
Eucaristia - sacrifício e sacramento
Eucaristia - sacrificio da missa celebrado pela Igreja

Lugares longínquos: celebração da palavra

misterio central da igreja
sinal de unidade, evento pascal, sinal da gloria de Deus acontecida já em Cristo

Sacramentum caritatis - João Paulo
Elesium de eucharistia -

Dimensão social da Eucaristia
- é pessoal, mas não de dimensão individualista;
- é ceia da inclusão, cuja mesa tem lugar para todos;
- a exclusão da eucaristia é da própria pessoa: chegar sem a roupa, a exigência (Mt);
- deve reletir socialmente na ideia de uma sociedade fraterna, justa, tem repercussão na justica (Uma estrutura social que cria abismo entre riqueza e pobreza não é uma sociedade eucaristia - João Paulo II);
- tem compartilhamento, fraternidade;
- em total oposição à ganância, a ostentação, a acumulação (ver doutrina social da Igreja);
- em total oposição à xenofobia, ao preconceito;

"Inculturação" eucarística
- ideia teologica, consoante com "endoculturação" (da "antropologia);
- cultura = a totalidade dos produtos humanos significativos, tem materialidade e espiritualidade;
- inculturação = troca entre culturas. o evangelho sendo anunciado e compreendido a partir da matriz cultural de quem escuta o evangelho.

Hospitalidade eucaristica

Presença real de Cristo

Espiritualidade Eucarística - jeito de viver segundo o Espírito, nosso jeito de professar a fé.

Ecologia
Sétimo dia:
- repousou (ideia da cama habitada, quando você deita na cama, você habita "toda" a cama; assim Deus, após a criação repousa, habita toda a sua criação!)
- abencoou 
- santificou

Ao ser sepultado Jesus é perfumado com "mirra e aloes" - o perfume do óleo do crisma, da mulher que lavou seus cabelos.
Perfume do espírito - exalar o perfume de Deus
E foi enterrado numa sepultura no "jardim" - alusão ao Éden, Paraíso?

mariologia eucarística

Na Lumem Gentium - que trata da eclesiologia, o último capítulo é sobre Maria, aquela que acolheu a graça, serva do Senhor, que pela graça nos trouxe o salvador, para que trouxesse o salvador e acomanhou o filho até a morte e acompanhou os discípulos. Mãe da Igreja.

Maria traz ao mundo a Eucaristia ao mundo.

Para terminar os trabalhos do dia, o encerramento foi com a celebração da Santa Missa;








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Fonte: AB-CDiocese de Santos - 1º Modulo
Fonte: http://abcdiocesepresidenteprudente.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-07-18T13:35:00-03:00&max-results=7 - 2º Modulo

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