quarta-feira, 16 de julho de 2014

Animação Biblico-Catequética – Regional Sul I – CNBB - Escola de Atulização - segundo dia

Escola de atualização Catequética

Tema: Eixos Temáticos para Escola Regional

Hoje dia 16 de julho, inicia os trabalhos do segundo dia da Escola de Atualização Catequética. Com a reflexão do Evangelho.  
 
Palestrante Luiz Alberto Assato, professor  Ética e Moral  nos apresenta a 2° aula, com o título
1- Origem e significado de Ética e de Moral
  • “ethos” Grego – caráter valores, costumes que identificam uma pessoa, um grupo.
  • “mos” tradução de “ethos para o latim como “mos”. Dando ênfase ao significado de costume. E é deste termo latino latino que se origina a palavra moral.
2- Distinção entre Ética e Moral

Os dois termos são tidos como sinônimos

A moral é o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes valores que norteiam o comportamento do individuo no seu grupo social e o comportamento do grupo como um todo.

Moral tem uma clara conotação Normativa.

A ética é a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de pessoas, grupos e sociedade.

A ética é vista no nível da filosofia e da ciência.

È um conjunto de princípios que governam a vida das pessoas, do grupo e da sociedade. 

A moral está ligada à prática concreta, enquanto a ética é uma reflexão teórica sobre a vida moral.

3- O ser humano precisa de Ética e de Moral

·        Nenhum homem é uma ilha” - Thomas Morus

Para o ser humano viver é conviver e é justamente na convivência, na vida comunitária e social que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser ético, um ser moral.







Formação de consciência

Os animais não tem ética nem moral, ao menos no nosso conceito.

Agem por instinto, sem liberdade de escolha ou discernimento consciente de seus atos.

Assim o animal pode ser domesticado, adestrado, mas nunca dotado de ética.

Na natureza, só o homem e a mulher assumem comportamento ético.

É a partir dos 3 anos de idade que a pessoa começa a se dar conta de que não pode fazer o que quer nem agir instintivamente.

Perceber as relações sociais: a mãe que reclama porque a criança faz xixi no chão, o pai que ensina a comer de tudo, a babá que lhe dá banho todo dia. Aos poucos para a esfera da razão.

Fonte: Comissão AB-C Diocese de Santos

quarta-feira, 16 de julho de 2014


Escola de atualização: anotações sobre Planejamento Catequético

Animação Bíblico-catequética - Regional Sul I - CNBB
Escola de Atualização Catequética
15-18 de julho de 2014

Anotações da aula sobre Planejamento Catequético.
Professor: Padre Paulo Gil

Início: 14:30

Mateus 13
Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa,
foi para a beira do mar,
subiu num barco,
sentou-se ali,
e começou a ensinar a multidão

Planejar - pensar a ação a ser realizada

Ver a pessoa não o trabalho.
Considerar a importância do tempo necessário para a realização.
Fugir do calendário. Não se trata de agendamento de eventos, mas do projeto catequético todo.

Ao final da aplicação, constatar que "conseguiu mais amigos para Jesus"
É preciso "foco". Identificar por onde caminharemos, com quem caminharemos.
Planejar - pensar o que vem depois da curva, cogitar para onde vou?
Sair do lugar sem saber para onde ir não leva a lugar nenhum.

CT - catequese - tarefa primordial da Igreja.
Cristo - última ordem: fazer discipulos de todas as nações.
Deixou uma ordem, pensou uma açao, fez um planejamento, deixou claro o que tinha que fazer, pensou no tempo de preparação dos discípulos, só lhes enviando no momento oportuno.
Confia-lhes a missão e o poder de ensinar, o poder de explicar, e dá-lhes o Espirito Santo, para realizarem tal missão.
Catequista, o que vais ensinar? Vou ensinar o que foi visto, contemplado, e tocado.
A catequese é (CT) o conjunto dos esforços na (da) Igreja para fazer discipulos de Jesus, para ajudar os homens a acreditar que jesus é o seu salvador, para edificar o Corpo de Cristo.

Esta energia é energia transferida para a catequese, processo que vem da ordem final de Jesus.

ordem -----> planejamento

conjunto de esforços ------> meta

fazer iscipulos, anunciar, ensinar, explicar com autridade ----> caminho / itinerário

Espirito Santo -------> mestre interior

realizar - edificar -----> objetivo

Programação não é planejamento.
Considerar que a meta não e o dia do final da catequese, da primeira eucaristia, do batismo, etc, mas é o "encontro pessoal com Jesus".

Anunciar não é explicar, não é ensinar!

Processo --> "anúncio", "ensino", "explicação".

Respeitar o processo de desenvolvimeno do ser humnano em suas dimensões psicofísicas, dentro da sua capacidde pessoal, da sua realidade.

Hierarquia de conteúdos.

Conteúdo - considerar:
--> cada pessoa como ser único e inteiro;
--> a catequese boa é a que tem muitas perguntas;
--> acolher cada um como cada um é;

Ir ao encontro.
Mas "como ter, então, a mesma atitude de Jesus?

Educar o ser humano na fé.
Anunciar a palavra respeitando o desenvolvimento de cada pessoa e de sua personalidade.
Fazer penetrar a Palavra de Deus em sua formação: na fé, da consciência; para a oração e para o engajamento.
A palavra de Deus (semente) é a mesma para todos (terrenos diferentes).

O desenvolvimento se dá por períodos, cada um com suas caracteristicas:
4-6 anos;
7-8 anos;
9-10 anos;
11-13 anos;
14-16 anos;
juventude;
vida adulta; e
velhice.

programação versus planejamento

planejar
planos e projetos

[quadro fotografado]

Jesus soube valorizar o tempo de cada um, nos seus encontros. Partilha o seu ser, o seu amor. E, depois, pede um compromisso. Vejam os "encontros de Jesus" narrados no Evangelho.

Pensar a ação antes, durante e depois de qualquer atividade.

Tomar as decisoes mais acertadas sobre cada ação.
--> Cuidado com o improviso.
--> Em partir sem saber para onde queremos chegar.
--> Em "agir" sem "tomar decisões".
--> Cuidado com o "empirismo", sem embasamento teórico, científico, na base do "achometro".

Por uma catequese mais comprometida e renovada.
A ação planejada leva ao crescimento.

Uma catequese de responsabilidade.
A experiência da igualdade (comunhão): o grupo amadurece, cresce e se compromete.

A "família não é adversária, é parceira"

Planejamento é mais que projeto e plano.
De olho nas nossas necessidades, ter presente os desafios que compõe a realidade local --> resposta aos anseios e expectativas da comunidade.

Cada novo ano:
Lancar o olhar para perceber quais as necessidades da catequese na comunidade;
Necessidades - realidade para ser trabalhada neste momento, muda de ano para ano, as pessoas, as expectaivas, o público (foco)
Olhar para o público.
Não o que eu quero mudar.

É preciso uma mistica iluminada pela palavra, pela luz da palavra de Deus.
Pensar como preencher este vazio.
Ler a História, o momento, à luz da palavra de Deus, atento às verdadeiras necessidades.

Considerar o material humano. com quem contamos, envolver toda a turma.
Todo ser humano espera ser solicitado para alguma coisa, sempre.
Acolher e valorizar as ideias, mesmo as diferentes, frágeis, limitadas; não construir muros que separem, que diminuem, humilhem.
Paciencia para ouvir ideias, para ouvir o outro, para planejar juntos.
Envolver o grupo e a comunidade.

Adultos - temas por conta de diversas pastorais.
"Secretaria pastoral" diferente de "secretraia paroquial/administrativa".
Atendimento de cinco em cinco familiares antes da admissao à catequese; sete encontros com os pais antes de começar a catequese; turmas iniciam-se em tempos diversos durante o ano.

Determinar prioridades (em função dos objetivos)

Alcancar os objetivos supõe saber o que se quer fazer, quando fazer, como fazer, com quem e com que meios.

Programação - faz parte do planejamento --> "colocar eventos no calendario".

Elaborar Plano
--> estabelecer as etapas do planejamento
--> elaborar o plano
--> planejar o possível de ser executado

Avaliação periódica das etapas, dinâmica e permanente

Planejamento
--> olhar a realidade
--> prioridades
--> programação
--> avaliaçlão

Programação:
--> Objetivos
--> Estratégias
--> Programa de ação (tarefas)
--> Projetos - elaborar cronogramas e responsabilidades (encontro de catequese, encontro com a familia...)

Projetos
identificação ---> o que?
justificativa ---> por quê?
objetivos ----> para que?
localização ----> onde?
metodologia ----> como? - breve descrição das atividaeese principais orientações
responsabilidade -----> quem?
recursos------> investimentos (recursos humanos, materiais e financeiros)
avaliaç]ao do projeto - considerações necessarias

A mística do planejamento
- revela a caminhada e a experiência de interação fé e vida
- favorece a harmonia necessária
- garante a relação entre prática-reflexão-ação
- garante a atitude de escuta orante da palavra de Deus que ilumina o olhar

Término: 17:10



Celebração Eucarística: 17:30


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