domingo, 8 de dezembro de 2013

Imaculada Virgem Maria, morada preparada por Deus, para seu Filho nascer no Natal.



Chama atenção a escolha do Evangelho da Anunciação, na Solenidade da Imaculada Conceição, ressaltando e reconhecendo que Maria foi preservada de todo pecado, em vista da Encarnação, realizada por obra do Espírito Santo.
O Mistério da Imaculada Conceição de Maria é celebrado no grande contexto natalino e, por isso, entende-se que Maria foi preservada da culpa original e de todo pecado em vista da encarnação do Verbo. Nela contemplamos como Deus faz maravilhas na pessoa humana, dela aprendemos a viver na total confiança a Deus.





Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

Naquele tempo, No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".
Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?"
O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível".
Maria, então, disse: "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se.

Oração
Com o meu coração repleto de alegria, canto louvores a ti, meu Deus, por teres escolhido Maria e preservada da mancha do pecado. Como sois bom para conosco, ensinando-nos que somente na pureza podemos acolher e gerar a vossa vida divina. Como sois bom, meu Senhor. Se não podemos ser puros em nossos corpos e, nem mesmo em nossos pensamentos, concedei-nos a graça da pureza de coração, para que o Verbo eterno, presente no Evangelho, venha habitar em nossos corações, e torne nossa vontade disponível a viver conforme vosso desejo. Assim, viveremos santamente o Natal de teu Filho. Amém!

Foto: Fundação Nazaré
 

Nenhum comentário: