segunda-feira, 22 de julho de 2019

Comissão para Animação Bíblico-Catequética - Escola Catequética Regional Sul I - CNBB


Dos dias 18 a 21 de julho, na casa de encontros das Irmãs Agostinianas, na cidade de Jundiaí – SP cerca de 120 catequistas inscritos participaram de mais uma edição da Escola Catequética, promovida pela Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB. Tivemos representados catequistas das 8 sub-regiões do Estado de São Paulo (Aparecida, Botucatu, Campinas, RP 1, RP 2, SP 1, SP 2 e Sorocaba).
Segundo o coordenador da equipe, Pe. Marcelo Machado, a Escola “é sempre um momento de crescimento na fé quando tentamos entender quem é o catequista e qual sua missão no processo da evangelização”.
Formando Discípulos Missionários! Este foi o lema da Escola Catequética, inspirado no documento de Aparecida, que apresenta algumas dimensões da formação do discípulo missionário e que foram assumidas também para a formação dos catequistas do Regional Sul 1.
A abertura da Escola foi conduzida pelo bispo referencial do Regional, dom Milton Kenan Júnior, bispo da diocese de Barretos. Ele apresentou com alegria as linhas gerais do documento 109 da CNBB, com o tema: “A Casa da Comunidade: as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.  Dom Milton destacou a maravilha de receber nas mãos e no coração estas novas linhas da ação evangelizadora que nos faz ver a Igreja e a comunidade como uma “casa de portas abertas”.
Nos demais momentos, foi-se aprofundando os seguintes temas referentes ás dimensões formativas do catequista discípulo missionário:
– Dimensão Comunitária: Débora Regina Pupo (Curitiba-PR)
Tema: “O envolvimento da comunidade no processo da Iniciação à Vida Cristã”

– Dimensão Humana: Francine Porfirio Dias (Curitiba-PR)
Tema: “Processos autodestrutivos na infância, adolescência e juventude: pistas para compreensão do fenômeno e sugestões para o trabalho pastoral”

– Dimensão Espiritual: Pe. Thiago Faccini Paro (São Paulo-SP)
Tema: “Liturgia e Catequese”

– Dimensão Intelectual: Pe. Roberto da Silva Bocalete (Votuporanga-SP)
Tema: “Avanços e Retrocessos da Iniciação Cristã na Igreja pós-conciliar”

– Dimensão Pastoral e Missionária: Pe. Anderson Luís Moreira (Bauru-SP)
Tema: “De uma pastoral de conservação a uma pastoral missionária”

Com colaboração do Padre Marcelo Luiz Machado, assessor da Comissão Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB

Nenhum comentário: