segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Artigo de agosto de 2016 - Pe. Aparecido Neres Santana

VOCAÇÃO MISSIONÁRIA–CHAMADO AO DISCIPULADO


“De todos os cantos e de todos os jeitos, somos catequistas!
Nossa missão é sermos missionários”.
Parabéns Catequistas!

Neste Artigo, ênfase é à Vocação Missionária. Até porque, toda vocação, partindo do paradigma cristão, deve ser missionária. Neste mês de agosto, celebraremos nos domingos, os chamados bem específicos: aos Sacerdotes; à Família; à Vida Consagrada e Religiosa e aos Leigos(as).
No Evangelho do 20° domingo, Jesus afirma – “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso” ... e a “divisão” (Lc 12, 49-51). Nesta última etapa da vida terrena, Jesus fala em “lançar fogo sobre a terra”. Primeiro, O fogo é o símbolo do Espírito Santo (At 2, 3-4), que queima os corações com o ardor missionário, faz apaixonar-se pela missão. Como também a imagem do batismo (Lc 3,16).  Segundo, há que se tomar partido pró ou contra Jesus, isto é, pró ou contra, os mais pobres, pró ou contra o Reino, pró ou contra a vida. A pessoa chamada a seguir Jesus, o discípulo-missionário deve fazer opção pelo Reino de Deus. Fazer opção é deixar as práticas antigas, seja políticas, econômicas e especialmente as religiosas do judaísmo. Terceiro, a “urgência” do Reino, “como gostaria que já estivesse aceso”, é o tempo da decisão, sem possibilidades de adiamentos e demoras, como afirma o Papa Francisco – “É vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo” (EG 23).  
Finalmente, nos evangelhos, o chamado de Jesus não é coisa de um só momento, mas para a vida toda. Acolher o chamado exige, renúncia, decisão e compromisso. Mas a tônica do chamado, não está na renúncia, mas no amor que dá sentido à vida. Ademais, não importa a pastoral ou movimento em que participe, o cristão é missão (?). A vocação é sempre missionária, o chamado é pra missão.
Aprofundamento: Será que estou entendendo o real significado do “lançar fogo sobre a terra” de Jesus, que faz brotar em mim, uma vocação madura, me tornando um verdadeiro discípulo missionário seguidor de Jesus?
AGENDA
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!


Pe. Aparecido Neres Santana – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: