segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Artigo Pe.Luís Gonzaga Bolinelli - Janeiro 2015


O Ano da Paz e a Evangelização

 

Você acredita, mesmo, que 2015 pode vir a ser o “Ano da Paz”, como nos propõem os nossos Bispos?

Se formos daquelas pessoas que pensam que essa “Paz” cairá do céu como um “presente de Deus”, certamente terminaremos o ano com uma grande frustração... Mas se entendermos que a verdadeira Paz, aquela que Jesus veio nos trazer, é fruto de contínua conquista, certamente vamos nos esforçar ainda mais na construção de um mundo mais fraterno, justo e solidário.

O desafio é grande, pois a mentalidade de violência, exclusão, intolerância, preconceitos, discriminação, vingança, etc. está muito enraizada na sociedade de hoje e, infelizmente, também muito propagandeada pelos meios de comunicação social que acabam criando um clima sempre maior de desconfiança e desprezo pelo outro, pelo diferente.

A pergunta que não pode calar é: O que eu tenho a ver com isso? E ainda: Apesar de minha fraqueza e pequenez, o que eu posso e devo fazer? Por ser habitante deste mundo marcado por tantos contrastes, tenho tudo a ver com isso, pois ou me escondo e me isolo sempre mais, tentando me proteger ou faço minha parte e uno forças com mais pessoas para reverter essa situação! Não podemos nos esquecer dessa verdade: tem muita gente querendo e fazendo coisas boas. E muito mais ainda pode e deve ser feito e isso depende de cada um de nós!

Além de razões puramente humanas, de sobrevivência, o que nos deve impulsionar sempre mais nessa direção da construção de um Mundo de Paz, é tomarmos consciência que recebemos essa missão desde o nosso Batismo. Ao sermos batizados, acolhemos em nós o mesmo Espírito Santo que animou Jesus Cristo em tudo o que ele viveu e ensinou. Isto é: ao nos tornarmos discípulos missionários de Jesus, assumimos o compromisso de fazer tudo o que está ao nosso alcance para que aquele mundo justo, fraterno, solidário, onde reina a verdadeira Paz, tão anunciado e já iniciado por Jesus, realmente vá se concretizando também nos dias de hoje.

Como já disse antes, tudo isso não cai do céu! Precisamos levar mais a sério nossa responsabilidade de evangelizadores. Quanto mais conseguirmos levar as pessoas a realmente assumir Jesus e seu projeto de mundo fraterno, onde todos possam viver dignamente, tanto mais a verdadeira Paz será realidade entre nós.

Que todos tenham um ano marcado por essa Paz que só Jesus proporciona e traz para todos nós.

 

Aprofundamento a partir da Palavra de Deus: A Solenidade do Batismo do Senhor conclui o Ciclo do Natal e dá início ao Tempo Comum nos propondo o seguinte texto bíblico: Mc 1,7-11. Convido você a lê-lo com calma, prestar atenção e responder: Para mim, o que significa ser batizado no Espírito Santo? Consigo perceber que a minha missão está em sintonia com a de Jesus Cristo? Eu também me sinto um filho amado do Pai? Qual tem sido meu compromisso concreto pela construção de um mundo de Paz?

 

AGENDA
Ø  Previsão do Calendário 2015:  
ü  Formação de Catequistas = março e abril
ü  Encontros de Formação de Evangelizadores = maio, junho e julho
ü  Formação de Evangelizadores = julho
ü  Retiro para Catequistas = agosto, setembro e outubro
 
Ø  Mídias de nossa Comissão: visite e entre em contato!

 
Pe. Luís Gonzaga Bolinelli – Assistente Eclesiástico da Comissão AB-C

Nenhum comentário: